Basta uma visita rápida ao site do Senado, especialmente na página do senador Weverton Rocha (PDT-MA), para se ter suspeitas de crimes envolvendo transparência logo na primeira tela.

Desde o ano passado, o Maranhão inteiro acompanha uma mega campanha publicitária da atuação do senador maranhense na TV, rádio, internet e outras mídias como busdoor e outdoor. Isso sem falar da campanha eleitoral iniciada pelo pedetista, já investigada, no entanto, pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Na campanha da TV, o que chama mais a atenção são as inserções no “Fantástico”, programa de maior audiência e repercussão política da Rede Globo, exibido aos domingos.

De acordo com informações de agências de publicidade, uma inserção neste horário não sai por menos de R$ 50.000 cada. Outdoors com a propaganda do senador estão espalhados em praticamente todos os municípios maranhenses.

Em que pese o conteúdo inócuo da propaganda – quase sempre uma lei aprovada no Senado que adia por um dia ou dois o corte de energia elétrica de inadimplentes -, esse não é o maior problema. Os últimos meses do ano já estão despontando e o campo para prestação de contas com esses gastos seguem zerados (veja no print abaixo).

Em 2020, o senador não prestou contas de nenhum centavos em gasto com publicidade. Apenas em 2019, o pedetista diz ter se utilizado de R$ 1.000,00 em propaganda.

É sem dúvida o prato cheio para uma ação do Ministério Público, que deve acompanhar todas essas propagandas mas segue inerte e em silencioso com esse escandaloso descumprimento da Lei de Transparência.