Os 20 leitos do Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) que foram destinados para tratar exclusivamente pacientes com Covid-19 em São Luís, já estão totalmente ocupados. A situação tem preocupado autoridades em saúde, já que a capital maranhense é o município maranhense que mais concentra casos da doença, com mais de 1,5 mil infectados. 

De acordo com Natalino Salgado, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mais 110 leitos serão inaugurados na segunda-feira (27). Para isso, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica será desativada para que 20 equipamentos sejam usados nos novos leitos. Outros 90 leitos estão sendo preparados para receber pacientes com sintomas leves. 

“A gente não pode dar alta para um paciente que melhorou porque não tem onde botar. Então nós estamos ativando para funcionar como retaguarda e ajudar na rotatividade dos nossos leitos da UTI”, disse o reitor.

O Hospital Universitário já tem mais de 100 funcionários afastados por estarem contaminados com o coronavírus. Alguns servidores, que ainda estão sadios, foram isolados e estão vivendo provisoriamente em um prédio ao lado do hospital, que foi cedido pela UFMA. 

“Essa transmissão que ocorre é natural, até porque o potencial é muito forte independente da segurança que se oferece aos nossos funcionários, eles também tem de alguma forma convívio lá fora com o trabalho em outros hospitais, dão plantão em outros locais e acabam se contaminando. A Universidade Federal do Maranhão tá muito ciente da gravidade que nós estamos vivenciando com essa pandemia mundial”, explicou o Natalino Salgado.