A produção agrícola de São Luís continua nos campos da zona rural da cidade para garantir o abastecimento do setor hortifrúti. Para incentivar os trabalhadores, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), iniciou a entrega de mais de 2.800 mudas de hortaliças e espécies frutíferas e 300 toneladas de sementes aos agricultores familiares da cidade.

A primeira ação ocorreu na sexta-feira (17). “A entrega será gradativa e informaremos os agricultores cadastrados na Semapa onde  as sementes e mudas estarão disponíveis, para evitar aglomeração nesse momento delicado de luta contra a Covid-19. Esta é mais uma ação da gestão do prefeito Edivaldo que fomenta o empreendedorismo dos produtores rurais e agricultores familiares em parceira com o Governo do Estado. Iniciativa essencial para a manutenção do abastecimento e segurança alimentar da sociedade ludovicense”, explica o titular da Semapa, Émerson Macêdo.

Dona Maria Piedade Souza é produtora há mais de 40 anos e espera que o trabalho dos produtores ajude nessa batalha para que o cenário de isolamento passe logo. “Facilita tanto a nossa vida, pois o custo do insumo está muito caro, então toda ajuda é bem-vinda. Eu planto na Terra do Rumo e já recebi de outras vezes sementes e mudas, que inclusive utilizamos para o próprio alimento, melhorando a renda da minha família. Nesse momento que enfrentamos uma pandemia, sentimos orgulho em fazer parte dos serviços essenciais com harmonia, solidariedade e parceria com a sociedade”, explica a agricultora.

São mais de 2.800 mudas de hortaliças e espécies frutíferas prontas para o transplantio, como pimentão, quiabo, abobora, maxixe, cupuaçu, manga, acerola; além de 300 toneladas de sementes de milho, abóbora, couve, alface, coentro, cebolinha, maxixe, quiabo, maracujá, mamão e melancia.

ASSISTÊNCIA PERMANENTE

No último ano, a Prefeitura já beneficiou também mais de duas mil famílias de agricultores com aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 15 toneladas de sementes diversas, 17 toneladas de ração para peixes, dois barcos de pesca, 10 motores de rabeta, além da entrega de tratores agrícolas, patrulhas rurais, cinco mil mudas de juçara precoce, kits de irrigação e caminhão refrigerador, entre outras ações. As iniciativas têm como objetivo garantir a autonomia aos agropolos da Ilha de São Luís.

Estão ainda à disposição dos produtores agrícolas pela Prefeitura, através da Semapa, equipamentos para dar assistência técnica no trabalho do campo, que são caminhão refrigerador para transporte de hortifruti, tratores, kits de irrigação, pick up 4×4, caminhões 3×4, freezers, além de diversos equipamentos periféricos para trator (como pulverizadores, enxadas rotativas, retroescavadeira agrícola, grades armadoras, roçadeiras de arrasto, semeadoras e uma plaina dianteira).