Desde junho a Praça Benedito Leite vem se tornando, aos domingos, um dos espaços mais democráticos da cidade com a realização da Feirinha São Luís, projeto da Prefeitura. A cada domingo uma nova proposta é pensada para se agregar cada vez mais ao gosto do público e na 21° edição, realizada neste domingo (29), foi incrementada atrações religiosas que devem ficar permanentes na programação cultural. Joel Mistokles (gospel) trouxe louvores e cânticos para o evento.

“Nesta edição trouxemos essa novidade. Vamos intercalar entre cantores gospel e católicos para agradar aos dois públicos. São Luís tem lindas vozes que cantam músicas religiosas e não podíamos deixar de fora da Feirinha esses talentos”, destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

A Feirinha São Luís é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e acontece todo domingo das 7h às 15h. Além das atrações culturais, o espaço tem ainda comercialização de produtos agroecológicos, artesanato, artes plásticas, literárias e opções gastronômicas variadas.

“As atrações religiosas vieram pra somar com a Feirinha, espero que continue todo domingo, as pessoas gostam das atrações mais tranquilas de manhã cedo e o público que vem pra missa já vai entrando no clima”, disse a funcionária pública, Cristiane Viégas.

ESPAÇOS

Nesta edição quem comandou a Barraca do Chef – um dos destaques da Feirinha São Luís, que traz, a cada evento, um convidado com a proposta de apresentar um cardápio personalizado – foi o chef Ornilo Neto, do delivery de frutos do mar, Marisco Express.

Nas edições anteriores, nomes de peso como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha e Paulo Coimbra, Murylo Luna, Rosângela Roxo, Suely Almeida, Adriana Saulnier, Danilo Sousa, Warwick Trinta e Delmo Junior conquistaram o público pelos sabores de seus pratos.

O ponto de encontro dominical, além de expor a diversidade cultural da Ilha, fomenta a economia criativa aos produtores de mais de 11 polos que oferecem seus produtos por preços justos. São mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.