Proposta pelo deputado André Fufuca, CPI para investigar caso Americanas é criada na Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), leu na noite desta quarta-feira (26) o requerimento que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as inconsistências fiscais no valor aproximado de R$ 20 bilhões no balanço contábil da Americanas S.A. O pedido para abertura da CPI foi feito pelo líder do Progressistas na Câmara, deputado André Fufuca (MA), e contou com a assinatura de mais de 200 parlamentares.

“O episódio com as Americanas afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços, sem que o poder público investigue e exponha tudo o que acontece em casos desse tipo”, destacou o deputado maranhense no texto do requerimento.

Fufuca apontou que o número de pessoas que investem no mercado de ações tem aumentado exponencialmente ao longo do tempo e hoje já é de quase seis milhões. Ele alertou que um caso de fraude em uma empresa como a Americanas prejudica todo o sistema financeiro, bem como os investidores do país.

A comissão será integrada por 27 deputados e o mesmo número de suplentes, com duração de até 4 meses. Com a criação da CPI, cabe agora aos líderes partidários indicarem os deputados que farão parte do colegiado para início dos trabalhos.