Advogado é suspeito de usar sogra como ‘testa de ferro’ em sociedade empresarial.

O advogado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro, conhecido como RR, deve estampar os noticiários nos próximos dias.

Denuncias apontam que o renomado jurista vem usando a própria sogra como ‘testa de ferro’ numa sociedade empresarial.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Maldine Vieira, o advogado divide o ‘negócio’ com um amigo/‘empresário’, que também faz questão de se manter no anonimato.

O ‘sócio oculto’, por sua vez, usa a mulher como testa de ferro na sociedade.

Segundo apurou a reportagem, a empresa possui forte atuação no governo do Estado, com contratos vultosos realizados com e sem licitação.

O alto faturamento iniciou em 2020, quando a empresa celebrou contratos em caráter emergencial em razão da pandemia da covid-19.

Embora se mantenham no anonimato, o advogado e o empresário são quem de fato manipulam as cifras milionárias que passam pelos cofres da empresa.

A figura do advogado Ronaldo Ribeiro ganhou destaque na mídia maranhense em meados de 2012, após assassinato do jornalista Décio Sá (reveja aqui, aqui e aqui).

Colecionador de escândalos, o jurista chegou ser condenado a quatro anos de reclusão em 2020 – ano em que passou operar secretamente com a sociedade empresarial registrada em nome da sogra, por tráfico de influência (reveja).

LARANJAS

Em tese, a utilização de ‘laranja’ ou ‘teste de ferro’ é comumente usada por políticos e grandes empresários que praticam crimes que lesam o patrimônio público.

No entanto, a prática também se estende a pessoas que tentam fugir da fiscalização, sonegar impostos ou movimentam grandes esquemas de corrupção, bem como lavar dinheiro de origem ilícita.

PUNIÇÃO PARA LARANJAS

A lei 12.846/13 foi criada para julgar e punir os chamados crimes de colarinho branco, que resultem em desfalque dos cofres públicos. Entre outras coisas, a lei visa coibir a utilização de laranjas para ocultação de patrimônio e qualquer tipo de atuação empresarial com o fim de desviar recursos públicos ou pagar propina em troca de favores políticos.