Edwin Jinkings e Othelino Neto levam transmissões da TV Assembleia para  mais 33 municípios maranhenses – Blog do Domingos Costa
Amigo pessoal do presidente, diretor de comunicação Edwin Jinkings foi um dos doadores de campanha de Othelino Neto em 2018.

Na semana passada o Blog do Maldine Vieira trouxe com exclusividade a revelação que um funcionário da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) detém o ‘supersalário’ de $ 32 mil. Este foi doador de campanha do presidente Othelino Nova Alves Neto, do PCdoB, nas eleições de 2018 ,(reveja).

Realizando o cruzamento de dados extraídos do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o diário oficial do Legislativo Estadual, a reportagem conseguiu identificar outros cinco servidores que também integram a lista de doadores. Três deles atualmente ocupam cargo de diretoria.

Entre eles estão o diretor de administração da Casa, Antino Correa Noleto Júnior, diretor adjunto de segurança institucional, Joselito Mendes Costa, diretor de comunicação, Edwin Jinkings Rodrigues, auditora geral adjunta, Elaine de Fátima Jinkings Rodrigues, e Thiago Gonçalves de Souza, Secretário do Gabinete da Presidência.

Segundo levantamento feito pela reportagem, os cinco servidores passaram exercer cargos de diretoria e confiança, respectivamente, após o deputado Othelino Neto assumir o comando da Casa em decorrência do falecimento do ex-presidente e ex-prefeito Humberto Coutinho, em 2018.

Apesar de não mais disponibilizar em seu portal de transparência o quadro de servidores do parlamento, que continha informações primordiais como função, salário e lotação, a titular do blog apurou que os funcionários citados na reportagem possuem remuneração superior a R$ 17 mil, por se tratarem de cargos de confiança.

Vale lembrar que a disponibilidade de acesso ao quadro de servidores foi retirada da plataforma de transparência desde 2020, quando setores da imprensa denunciam o escândalo dos chamados ‘supersalários’ mantidos pela AL-MA. À época, salários de até R$ 57 mil foram identificados.

Veja abaixo os valores doados por cada servidor: