Prefeito assina retomada da obra de construção da creche da nova Açailândia.

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Educação, retomou no dia 08 de março, a construção da Creche do bairro Nova Açailândia, obra que já estava 70% concluída e esteve paralisada por mais de 7 anos.

A retomada dos serviços é reivindicação e um sonho antigo dos moradores daquela localidade. A nova estrutura vai poder atender as necessidades de vagas para as mães de famílias que precisam de um lugar seguro para deixar os filhos na hora de ir para o trabalho.

A obra, executada com recurso próprio do município tem previsão de entrega para o mês de junho do corrente ano e está acontecendo em ritmo acelerado. Equipes técnicas do Poder Executivo acompanham de perto cada etapa da retomada, para que os trabalhos sigam o cronograma estabelecido no contrato entre a Prefeitura de Açailândia e a empresa A.P.C. Soares Construções, de Responsabilidade do Engenheiro Técnico, Paulo Adean Nunes Júnior.

Para se ter uma ideia, a obra foi conveniada em 2011, iniciada em 2013 e à época, foi feita apenas 70% da construção, dada como concluída no sistema e paga 100% pelo governo federal, porém, faltando ainda 30% para ser totalmente finalizada.

Só agora, na Gestão do prefeito Aluísio Silva Sousa, foi feita uma repactuação com o FNDE para que o município assumisse a retomada da obra com a condição de custeio com recurso próprio da administração municipal.

Karla Jannes Nascimento, Secretária de Educação.  .

“Estivemos em Brasília em 2019 e 2020, onde viabilizamos com o governo federal a autorização da retomada dessa obra com recurso municipal. Lembrando que a mesma obra já estava paralisada no sistema e por sua vez o FNDE já estava entrando com uma execução contra o município. Por conta destas penalidades o município fez uma Carta Ativa com o FNDE e o município pôde dar continuidade aos trabalhos”, explicou Karla Jannes Nascimento, Secretária de Educação.  

No contrato inclui: Finalização do escoramento da nova laje da cozinha, finalização da cobertura do pátio central, remoção de reboco solto, sendo corrido com chapisco e reboco novo, aplicação de camada impermeabilizante asfáltica do bloco II, instalação elétrica geral, polimento do piso granitina, escarificação de forro de laje e vigas, reposição de revestimento de azulejos, pintura, entre outros.

Há três semanas a obra foi retomada com término previsto para junho desse ano.