Pelo segundo ano seguido, a programação da Semana Santa no Maranhão ficou comprometida por causa da pandemia da Covid-19 e precisará passar por adaptações para ser realizada. Uma comunicado emitido pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário informou sobre as medidas a serem adotadas na Semana Santo de 2021. 

O espetáculo Via Sacra foi cancelado esse ano e, segundo Sebastião Cardoso, coordenador das Procissões Quaresmais do Centro de São Luís, todas as igrejas estão realizando celebrações com 30% de sua capacidade. 

Além disso, as redes sociais serão usadas para a transmissão dos eventos esse ano, conforme destacou padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária. No Domingo de Ramos, por exemplo, não haverá procissões, para evitar aglomerações. Para a bênção dos ramos, as paróquias deverão escolher a segunda ou terceira forma do Missal Romano. O rito do Lava-Pés, na Missa da Ceia do Senhor, também não será realizado. 

Na Celebração da Paixão do Senhor, a veneração da Santa Cruz será realizada com uma simples genuflexão, omitindo-se o beijo da Santa Cruz. A preparação e acendimento do fogo, na Vigília Pascal, no Sábado Santo, também não poderá ser realizada. 

Sem o ritual tradicional, o Círio Pascal será aceso seguindo-se a proclamação da Páscoa. O Domingo de Páscoa será celebrado conforme as orientações para as Missas dominicais. Quanto ao Sacramento da Penitência, não se poderá realizar o chamado “mutirão de confissões”. Os párocos deverão estabelecer e comunicar aos fieis de sua paróquia dias e horários para atendê-los, observando-se o devido distanciamento social e o uso de máscara.