A primeira-dama de Pinheiro e pré-candidata a deputada estadual, Dra. Thaiza Hortegal, se reuniu nesta quinta-feira (7) com membros da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão – ACONERUQ para tratar de políticas públicas e da parceria para realizar o IX Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas que este ano será realizado em Pinheiro.

Durante a reunião a Dra. Thaiza Hortegal pode ouvir sobre o trabalho desenvolvido pela associação durante os seus 21 anos de existência e também sobre os maiores desafios e dificuldades enfrentados atualmente pela organização.

Na ocasião, a médica pediatra falou do seu posicionamento sobre políticas públicas e ações devolutivas de direito e sobre a ação que ela particiou em Santana dos Pretos; pontuou a importância do trabalho realizado pelo o senhor Aldo na região de Pinheiro e da necessidade desse contato direto com os representantes das comunidades.

Sobre o IX Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas que acontece este ano em Pinheiro de 19 a 21 julho, a primeira-dama se colocou inteiramente a disposição para cooperar com a organização; ficaram acertados a participação da Prefeitura de Pinheiro com toda logística e estrutura asseguradas pelo Prefeito Luciano que fez uma breve participação durante a reunião. A Dra. Thaiza Hortegal disponibilizou toda a divulgação e publicidade do evento entre outros compromissos.

Participaram desta reunião representantes dos municípios de Pinheiro através do maior representante da comunidade quilombola do município, o senhor Aldo Raimundo e a Coordenadora Chefe Municipal do Departamento de Igualdade Racial Iara Silva; representantes do município de Presidente Sarney com o senhor Raimundo de Moraes (Moraesinho) e a senhora Lucijane Rodrigues; representantes de São Vicente de Ferry com o senhor José Eduardo Pacheco (Zé Preto); representantes de São Bento com o senhor Bládio Manoel Silva (Luciano) e Eurides Pinheiro e representantes de Guimarães com o senhor Antônio Cláudio Martins (Kaká).

O Encontro contará com a participação de 1200 pessoas entre representantes das comunidades negras, convidados pela ACONERUQ, pesquisadores e estudantes da temática.