A segunda audiência de instrução do caso do assassinato da publicitária Mariana Costa, sobrinha-neta de Sarney, foi realizada na quinta-feira (18) no Fórum de Justiça, em São Luís. Ela foi morta depois de ser estuprada, em seu apartamento pelo próprio cunhado, Lucas Porto, em novembro de 2016.

O processo que investiga o assassinato de Mariana Costa foi suspenso até que seja feita a perícia médica de avaliação mental de Lucas Porto, acusado pelo crime da publicitária.

O promotor de Justiça, Gilberto Câmara, disse que o Ministério Público irá continuar a pedir que o acusado seja levado a julgamento. “O Ministério Público apresentou as suas alegações finais pedindo que o acusado Lucas Porto seja levado a julgamento pelo Tribunal de Júri. Entretanto, nesse momento usando de mais um artifício, a defesa solicitou, requereu a instauração de incidente de insanidade mental do réu”.

O advogado de defesa de Lucas Porto, Paulo Quezado, afirma que é preciso verificar a sanidade mental de Porto e que neste caso é necessário pedir exame sobre as condições de saúde dele. “Existem nos autos depoimentos. Existem lá nos autos laudo em que existe dúvida com relação à sanidade mental do acusado e o código no seu artigo 149 determina que havendo dúvida de ofício, juiz, promotor ou advogado de defesa pode solicitar a instauração desse procedimento”, explicou.

Lucas Porto não foi interrogado na segunda audiência de instrução. A defesa tentou adiar por duas vezes o interrogatório de Lucas. Primeiro, por questão de saúde. Ele estaria com uma virose e sob efeito de medicações. Depois, por ainda não ter tido acesso a uma quebra de sigilo telefônico. Os dois pedidos foram negados pelo juiz José de Ribamar Goulart Junior.

A família de Mariana Costa acompanhou toda a audiência. A irmã da publicitária morta, Carolina Costa acredita que a Justiça irá condenar Lucas Porto. “Todo dia é uma batalha, mas a gente vai vencer essa guerra. A justiça ela tarda, mas ela não falha e a justiça ela vai acontecer. O acusado será condenado”, finalizou.