O senador Edson Lobão do PMDB ainda é um dos que tem lucidez no grupo Sarney, talvez o único do alto comando na atual conjuntura. Em entrevista exclusiva ao Blog do Neto Ferreira, ele se posicionou. Afirma que a ex-governadora Roseana Sarney também do PMDB será candidata ao governo em 2018 e que também é candidato à reeleição.

“Nós somos um grupo político que decidimos em conjunto. Nós não temos uma posição autoritária dos rumos que o nosso grupo deve tomar. Entre nós, já há uma configuração da próxima campanha eleitoral, que será em 2018. A ideia é ter a Roseana, e ela aceita, como candidata a governadora do Estado”, garantiu.

Sobre o rumo que pretende ele próprio tomar, o peemedebista afirmou que irá disputar a reeleição, e que a outra vaga ainda está sendo decidida pelo senador João Alberto Souza (PMDB) e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. “Eu sou candidato à reeleição para o Senado, e, provavelmente, [o outro será] o deputado Sarney Filho ou senador João Alberto, se desejar permanecer no Senado Federal”, declarou.

Vale lembrar que Lobão foi eleito em 2010 numa dobradinha com João Alberto, quando eram duas vagas para o Senado. Naquela eleição o grupo Sarney elegeu fácil os dois senadores, Lobão e João Alberto.

Agora o cenário é diferente. Apesar de mais uma vez serem duas vagas em disputa, é impossível que as duas vagas sejam de candidatos do grupo Sarney. E nesse novo cenário quem leva a pior é o deputado federal licenciado e ministro de Meio Ambiente Sarney Filho(PV), que até aqui lidera todas as pesquisas de intenção de votos. Com Lobão candidato as chances de Sarney Filho devem despencar. Raposa velha e com fama de cumpridor de seus acordos, Lobão tem apoio até de gente ligada ao governo Flávio Dino, gente disposta a te-lo como segundo voto.

Sobre a candidatura de Roseana, algo que nem ela mesmo teve coragem de afirmar -não por estrategia mas sim por covardia- Lobão não colocaria sua palavra em xeque caso não tivesse respaldado para isso. Mesmo com remota chance de vencer a máquina do governo, Roseana precisa ser candidata para garantir pelo menos uma cadeira no Senado e assim a sobrevivência de seu grupo que já se encontra em frangalhos.  Sem ela candidata, o risco do grupo Sarney se dissolver em 2018 é muito grande.