Conheça Felipe Canavieira, dono da Foc Comércio e Serviço, empresa alvo da PF na gestão de Antônio Borba.

Felipe Oliveira Canavieira. Esse é nome do empresário apontado como ‘cabeça’ dos esquemas na gestão do prefeito Antonio Borda em Timbiras-MA.

Sócio-proprietário da Foc Comércio e Serviços Ltda, o empresa foi o principal alvo da operação W.O, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 9.

Investigações da PF com base em representação formulada em 2020 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), apontou uma série de irregularidades em licitações para compra de material de limpeza e informática no município.

Entre elas a apresentação de documentação extemporânea, ausência de documentos obrigatórios, falsificação de assinaturas e simulação de cotação de preços. Além disso, uma das sessões públicas teria ocorrido em um feriado nacional, no dia 12 de outubro.

Os crimes sob investigação incluem fraude ao caráter competitivo de licitação, fraude em licitação ou contrato, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa.

A Justiça Federal determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores até o limite de R$ 10.006.760,31. Além disso, foi determinada a suspensão do exercício de função pública de um servidor do município, e a suspensão do direito de participar em licitações e contratar com órgãos públicos ao empresário Felipe Canavieira e da Foc Comércio e Serviços Ltda.