Em Bom Jesus das Selvas, Presidente de Sindicato é denunciado por não prestar contas do dinheiro arrecadado.

Um grupo de sócios do sindicato dos Servidores Públicos de Bom Jesus das Selvas SINSERP, decidiu denunciar o presidente da entidade, Lindomar Marinho do Vale, por há 10 anos não prestar contas do dinheiro arrecadado com as mensalidades e as contribuições sindicais. A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público , que vai investigar se houve desvio ou má gestão dos recursos.

Os sócios alegam que o presidente do sindicato há 10 anos não apresenta um balanço financeiro detalhado das receitas e despesas da entidade, nem convocou assembleias para discutir e aprovar o orçamento. Eles também afirmam que o sindicato não tem prestado serviços de qualidade aos trabalhadores, como assistência jurídica, saúde, lazer e formação profissional.

O Ministério Público analisou a denúncia e notificou o Presidente do Sindicato solicitando informações necessárias para verificar se houve irregularidades na administração dos recursos. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o órgão pode tomar medidas como ajuizar uma ação civil pública, pedir a intervenção judicial no sindicato ou até mesmo a destituição do presidente.

Esse caso mostra a importância da transparência e da participação dos sócios na gestão dos sindicatos, que são entidades representativas dos trabalhadores e devem prestar contas à sociedade. Os sócios têm o direito de saber como o seu dinheiro está sendo usado e de fiscalizar as ações dos dirigentes sindicais.

Os sindicatos, por sua vez, têm o dever de prestar contas aos sócios e de oferecer serviços de qualidade aos trabalhadores. Somente assim, os sindicatos podem cumprir o seu papel de defender os interesses da classe trabalhadora e fortalecer a democracia.