Documento com quase 100 páginas detalha esquema milionário comandado por Josimar Maranhãozinho.

Uma farta documentação contendo quase 100 páginas detalha como funcionava um sofisticado esquema de desvio de dinheiro público comandado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho, do PL.

A documentação traz parte dos relatórios produzidos pelo Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro do Ministério Público do Maranhão – LAB-LD/MPA, que apurou a existência de uma verdadeira organização criminosa que atuou em prefeituras ligadas ao deputado entre os anos de 2014 e 2018.

A investigação detalha como pelo menos 12 empresas eram usadas para dilapidar o patrimônio público através de contratos fraudulento.

A investigação apontou, ainda, os beneficiários das quantias desviadas das prefeituras, que, em sua maioria, eram familiares e pessoas diretamente ligadas a Josimar.

Entre os nomes que chamam atenção estão o do ex-prefeito de Junco do Maranhão e irmão de Josimar, identificado Aldir Cunha Rodrigues, sua esposa (Luiza da Costa Rodrigues) e seus três filhos (Thiago da Costa Rodrigues, Luiza da Costa Rodrigues e Aldir Cunha Rodrigues Júnior – vereador por São Luís).

Além dos cinco integrantes da mesma família, figuram ainda como beneficiários o ex-candidato a prefeito de Governador Nunes Freire e braço direito do parlamentar, Luís Fernando de Castro Braga, e a ex-secretária e deputada estadual eleita Fabiana Vilar Rodrigues. Outros nomes também fazem parte da lista.

Os relatórios de analises técnicas revelam, também, como se dava a atuação de cada núcleo da rede criminosa, divididos em núcleo político, empresarial e administrativo.

Nesta segunda-feira, 7, uma série especial do Blog do Maldine Vieira irá trazer, com exclusividade, os detalhes da investigação, além de exibir cada um dos citados. É aguardar e conferir!.