Ex-candidato a prefeito que apoiou Edésio Cavalcanti assina contrato de R$ 4,5 milhões em Turiaçu.

Em mais um capítulo envolvendo as ‘estripulias’ do prefeito de Turiaçu-MA Edésio Cavalcanti, do REPUBLICANOS, o Blog do Maldine Vieira identificou uma contratação milionária que reforça a tese de que uma verdadeira organização criminosa possa está atuando no município.

No inicio do mês este blog fez ao menos três postagem revelando a existência de um forte esquema de montagem e direcionamento de licitações (reveja) e citando, inclusive, uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) que suspendeu um certame por indícios de irregularidades (reveja aqui e aqui).

Sob comando e olhos atentos do próprio prefeito, o esquema é operacionalizado pela presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) Camila Holanda Carneiro.

Uma das principais beneficiarias do sofisticado esquema, segundo apurou reportagem do blog, é a Canorte Construções Ltda, de propriedade do ex-candidato a prefeito Raimundo Adailson da Silva Cardoso.

Adailson Cardoso foi candidato a prefeito em 2016 pelo Partido Ecológico Nacional – PEN e obtive 2.761 votos, ficando na terceira colocação. À época, ficou atrás do também ex-candidato a prefeito e atual vice pastor Branco.

Já em 2020, o ex-candidato, que também é empresário, resolveu abicar de uma possível candidatura para apoiar o então candidato e hoje prefeito Edésio Cavalcanti, visando atuar pelo viés empresarial no município. E assim foi feito.

Depois da campanha vitoriosa em 2020 a cobrança da fatura do apoio chegou, e com ela o processo administrativo Nª 07/2021, que resultou na contratação da Canorte Construções pela bagatela de R$ 4,5 milhões.

Assinado no dia 20 de agosto, o contrato tem como objetivo a prestação dos serviços de reformas de escolas da rede municipal de ensino. O prazo para término das obras é de 8 meses.

Depois de declarar apoio a Edésio Cavalcanti em 2020, Adailson Cardoso virou ‘papa tudo’ das licitações.

À época, a trama chegou ser alvo de denuncias por um vereador até então de oposição, que, misteriosamente, da noite pro dia, passou integrar a comissão de frente do prefeito. Ainda segundo apurou a reportagem, este mesmo vereador foi contemplado com alguns cargos no munícipio e um ‘mensalinho’ de 5 mil por mês após ameaçar levar às denuncias à frente.

Além de deixar claro a existência do esquema de direcionamento de licitação, a contratação pode ser o pontapé inicial para que Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) investiguem crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e enriquecimento ilícito.

É importante lembrar que Adailson Cardoso já é reincidente em todos os crimes citados acima e possui extensa ficha criminal decorrente da dilapidação dos cofres públicos. Nas próximas matérias o blog trará, com exclusividade, parte da vida pregressa da empresa e do seu respectivo proprietário, aguardem!.