Prefeito de Igarapé do Meio deve encabeçar lista de novos investigados pelo GAECO.

O prefeito de Igarapé do Meio-MA, Almeida Sousa, do PL, deve encabeçar a lista de investigados pelo Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) em novos desdobramentos da operação ‘Maranhão Nostrum’.

O motivo, segundo apurou o titular do Blog do Maldine Vieira, seria porque o prefeito mantém forte ligação com a rede criminosa mantida pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho.

Apesar de não ter sido citado nesta fase da operação, a reportagem apurou que o município de Igarapé mantém contratos com algumas das empresas que foram alvos de busca e apreensão pelo Gaeco. A movimentação dos contratos somam cifras milionárias.

A OPERAÇÃO

A “Maranhão Nostrum” teve como foco movimentação suspeita de R$ 159 milhões da saúde dos municípios de Araguanã, Zé Doca, Carutapera, Pedro do Rosário, Centro do Guilherme e Maranhãozinho, com a empresa Águia Farma Distribuidora de Medicamentos Ltda, entre os anos de 2014 e 2018.

No entanto, outras 11 empresas – que atuam no ramo locação de máquinas, veículos, construção e iluminação pública, também foram alvos de buscas por movimentações financeiras atípicas com a construtora Madry, de propriedade de Josimar.

NOVOS DESDOBRAMENTOS

O foco das buscas nesse núcleo empresarial secundário teria sido colher maior número de provas para dá andamento às investigações.

Nesse novo ciclo vários outros nomes irão surgir – assim como o de Almeida Sousa, como sendo parte integrante da ‘teia da corrução’ comandada pelo parlamentar. Entre eles estão novos prefeitos, empresários e centenas de laranjas.