Tido como o ‘Gilmar Mendes’ do MA, desembargador Guerreiro Júnior faz criticas à operação contra Josimar.

O desembargador Antônio Guerreiro Júnior, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), saiu em defesa do deputado federal maranhense Josimar Maranhãozinho, do PL, alvo da Operação Nostrum, deflagrada pelo Gaeco e Seccor na manhã de desta quinta-feira (6).

Sem citar nomes o togado fez uma postagem em sua conta no Twitter dizendo “DEPUTADO FEDERAL. FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO. COMPETÊNCIA. A competência do Supremo Tribunal Federal, quando da possibilidade de envolvimento de parlamentar em ilícito penal, alcança a fase de investigação, materializada pelo desenvolvimento do Inquérito – STF: Inq. 2842 – DF”, (sic).

A tuitada representa uma dura critica a decisão do juiz Ronaldo Maciel Oliveira, da 1ª Vara Criminal de São Luís, que autorizou busca e apreensão na casa do deputado e outras 59 pessoas envolvidas num sofisticado esquema de corrupção.

Como já é de costume, Guerreiro rasga a toga e envergonha o judiciário maranhense ao preferir criticas à decisões de colegas magistrados.

Em maio de 2020 por exemplo, o desembargador teve que se explicar à corregedoria nacional de justiça por um caso semelhante.

Na época, o ministro corregedor Humberto Martins pediu esclarecimentos de Guerreiro Júnior sobre uma postagem, também no twitter, em que fazia campanha para o senador Roberto Rocha, perseguia o juiz Douglas Martins, e proferia piadas de cunho magista, (reveja).

Não menos importante, vale lembrar que Guerreiro é conhecido por proferir decisões controvérsias em favor de políticos e empresários maranhenses, o que sempre colocou em xeque sua atuação no judiciário.