Réu na Justiça Federal por escândalo da Extinta Euromar, Roberto Hachem mantém contrato milionário desde 2019 na gestão de Othelino Neto.

Após revelação do envolvimento com esquema de compra e venda de veículos da extinta Euromar (reveja), o Blog do Maldine Vieira traz, nesta quarta-feira (29), novos fatos que colocam a idoneidade da Locadora São Luís em xeque, e devem acender um alerta aos Órgão de Controle.

Com contrato milionário assinado gestão de Othelino Neto desde 2019, e renovado através de sucessivos aditivos (reveja), a reportagem apurou que o proprietário da empresa, Roberto Georges Hachem, é réu na Justiça Federal por crimes contra ordem tributária.

A ação é referente justamente ao esquema que o empresário participava em meados de 2006.

Tramitando no Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1, sob comando do Juiz Roberto Carvalho Veloso, a ação penal tem com réus Roberto Georges Hachem, Alessandro Martins de Oliveira, e outras duas pessoas.

O blog apurou que ação teve sua última movimentação em novembro de 2020, quando foi juntado aos autos ofício de um dos envolvidos, sobre possível acolhimento de um ‘acordo de não persecução penal’, quando o réu aceitar fazer uma confissão formal e circunstanciada da eventual prática de infração penal.

À época, o instrumento processual foi encaminhado pelo juiz Luiz Régis Bonfim e obteve manifestação de apenas um dos réus. Roberto Hachem não apresentou qualquer manifestação sobre.

Com contrato de R$ 2,8 milhões até julho de 2022, a empresa pode apresentar uma verdadeira ameaça aos cofres do legislativo tendo em vista seu histórico marcado por escândalos.

Com pouquíssima transparência, a Casa de Leis não disponibiliza, por exemplo, qualquer informação sobre o fornecimento de veículos e tampouco pagamentos feitos à empresa ao longo dos anos.

Passando por cima do que rege a lei de transparência, o presidente Othelino limita-se apenas em divulgar algumas licitações e contratos, omitindo todo e qualquer pagamento.

A omissão do legislativo quanto aos repasses pode revelar, sobretudo, a existência de uma verdadeira ‘caixa preta’ da corrupção. Distante do cidadão comum, a falta de transparência é escandalosamente usada para dificultar o rastreio do dinheiro público, além de facilita crimes de colarinho branco.

E MAIS

A reportagem do Blog do Maldine Vieira apurou ainda que além do empresário Roberto Hachem, o próprio presidente Othelino Neto possuí problemas com a justiça, e de forma piorada.

Em uma das ações, para se ter ideia, o presidente do legislativo estadual responde pelos crimes de peculato, formação de quadrilha, e corrupção passiva. No entanto, este e outros processos serão detalhado por este blog nas próximas matérias, aguardem!.

Ainda sobre o quesito transparência, o blog apurou também que a AL-MA não vem disponibilizando a lista de seus funcionários, com informações primordiais como lotação, função e salário. Mas este é outro assunto!.