85% dos lojistas devem contratar funcionários temporários para o Natal em São Luís.

Oito em cada dez lojistas de São Luís pretendem contratar funcionários temporários para trabalhar no fim do ano. O otimismo do comércio tem a ver com o avanço da vacinação, que tem reduzido os casos de Covid-19 no Maranhão. 

O fim de ano é um período aguardado pelo comércio em geral pelo aumento natural nas vendas. Desta vez o setor quer recuperar os prejuízos provocados pela pandemia de Covid-19. A expectativa de aumento de 3,4% por dois motivos: redução nos números da doença e avanço da vacinação. 

O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), José Terceiro, diz que a chegada do pagamento do 13º salário aos trabalhadores também vai colaborar para o aumento das vendas, que consequentemente é um fator positivo para a contratação de funcionários no comércio da capital. 

“Com o avanço da vacinação, o pleno funcionamento do comércio e a retomada dos serviços, o que dá uma grande aspiração, uma grande esperança para o lojista recuperar uma parte desse tempo perdido nesse período pandêmico. Nós acreditamos que com a injeção do 13º salário o comércio, realmente, vai ter um crescimento bem aceitável em relação aos anos anteriores”, explicou José Terceiro.

Para atender a demanda, o comércio deve contratar 10% a mais que no ano de 2020. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, cerca de 15% das vagas começam a ser preenchidas em setembro e outubro. O setor de vestuário é o que mais contrata. A taxa de trabalhadores efetivados após o fim do ano pode aumentar de 15 para 27%, dependendo da reação da economia. 

O superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) , Max de Medeiros, pontua que mais de 80% das empresas vão ampliar o seu quadro de funcionários com a proximidade das festas de fim de ano em São Luís. “85% das empresas do comércio de São Luís indicaram que devem ampliar seus quadros de funcionários nos próximos meses. Isso é um reflexo do avanço da vacinação contra Covid que vem retomando a confiança dos empresários na retomada da economia”.