Açailândia inicia vacinação de idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde.

O município de Açailândia iniciou nesta segunda-feira (29) a vacinação de idosos com idade acima de 70 e profissionais da saúde, na nova fase da campanha contra a Covid-19.

As pessoas dessa faixa etária e profissionais da saúde poderão ser vacinadas na quadra da Superintendência da Receita Tributária em frente à Igreja São Francisco munidos de: Documento de identidade com CPF, Carteira de Vacinação, Cartão SUS. Os profissionais da saúde deverão apresentar também: Comprovação de vínculo (crachá, carteira da ordem, documento do conselho de classe, contra cheque ou declaração da empresa).

Dando seguimento ao Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, dos dias 29 de março a 02 de abril, no horário de 8h ás 14h conforme o calendário abaixo:

Segunda, 29/03: nascidos em janeiro, fevereiro, março;
Terça, 30/03: nascidos em abril, maio e junho.
Quarta, 31/03: julho, agosto e setembro.
Quinta, 01/04: outubro, novembro e dezembro.
Sexta, 02/04: demanda geral.

“À medida que a gente diminui a idade, o número da população que visa ser atendido é maior. A Secretaria de Saúde Municipal tem uma perspectiva de seguir vacinando os idosos conforme os lotes de vacinas recebidos seguindo o cronograma”, explica o coordenador da equipe de imunização de Açailândia, Ilterlan Tavares.

Sr, José Santos, de 79 anos, aproveitou a oportunidade e tomou a primeira dose pela manhã. “A gente fica mais tranquilo porque agora só falta a segunda dose”, declarou o idoso que contou só sair de casa quando realmente é necessário. “Agora, tem que tomar mais cuidado, porque já tomei a primeira dose, mas ainda preciso da segunda para a imunização ser completa”.

Mesmo com o início da imunização no município é muito importante ressaltar que todos devem continuar seguindo os protocolos de biossegurança. “Como não há imunidade instantânea, é preciso continuar usando máscara, evitar aglomeração, usar álcool em gel e lavar as mãos corretamente. Continua a mesma orientação que nós tínhamos desde o início da pandemia”, ressalta a o secretário de Saúde Linderval de Moura.