Weverton Rocha pode ser condenado por improbidade e ficar fora da disputa pelo governo.

O senador Weverton Rocha está em maus lençóis em sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão. Isso porque a qualquer momento a justiça pode condená-lo por improbidade administrativa, o que deixaria o pedetista fora do páreo por conta Lei da Ficha Limpa. 

Entenda o caso:

Em 2011 o então Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, realizou uma série de visitas a cidades do interior do Maranhão em agenda do próprio ministério. Acontece que a aeronave usada por Lupi era alugada pelo presidente de uma ONG que mantinha convênio com o Ministério.

O fato da ONG ter alugado a aeronave revelou um esquema de corrupção no MTE que envolvia o pagamento de propinas pelas organizações conveniadas com o ministério a vários políticos, inclusive a Weverton Rocha.

Na tentativa de se safar, Lupi declarou que o Diretório do PDT no Maranhão que foi o responsável pelo frete da aeronave. Aí que entra o então assessor do MTE, Weverton Rocha.

A denúncia do esquema de pagamento de propina a Weverton foi oferecida à justiça pelo Ministério Público Federal em 2012. À época, em sua defesa, Weverton argumentou que por ser deputado federal, tinha foro privilegiado, portanto, só poderia ser jugado pelo Supremo Tribunal Federal. 

Acontece que o crime pelo qual Weverton Rocha é acusado foi antes dele virar deputado, ou seja, no momento em que ele ainda não possuía foro privilegiado. Agora senador, Weverton se vê atormentado pelo fantasma do avião, que pode jogar por água abaixo seu projeto e toda sua carreira política, pois o processo foi retomado e está muito perto de ter uma decisão de um dos juízes da 16ª Vara Cível de Brasília – DF.

Se condenado, Weverton fica impedido de concorrer na próxima eleição, pois não cumprirá pré-requisito de ser candidato ficha limpa.

E agora, será se a casa vai cair?