BOMBA! Presidente da Câmara de Icatu responde por estupro de vulnerável.

O presidente da Câmara Municipal de Icatu, José Aguiar Neto, conhecido como ‘Neto Costa’, responde um processo criminal na Justiça por crimes contra crianças e adolescentes. Segundo documentos obtidos pelo titular do blog, Neto é suspeito de ter estuprado uma criança em meados de 2007.

À época, um inquérito policial foi aberto na delegacia de proteção a criança e ao adolescente, sob numero 386/07, em junho daquele ano, para investigar o caso.

O processo, segundo apurou a reportagem, rodou por diversas comarcas até parar em São Luís e estagnar em 2014.

Em setembro de 2008, um ano após o fato, Neto Costa chegou ser intimido para uma audiência, mas não compareceu.

Daí pra frente, o presidente passou viver pulando de ‘galho em galho’ para fugir das intimações. Em uma das fases processuais, um cunhado chegou informar que Costa estaria morando na cidade de Pedreiras.

A justiça então passou tentar intimá-lo através de Carta Precatória (instrumento utilizado pela Justiça quando existem indivíduos em comarcas diferentes um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca. Assim, um juiz, envia carta precatória para o juiz de outra comarca, para citar/intimar o réu ou intimar testemunha a comparecer aos autos), o que também foi sem sucesso.

Ainda segundo apurou o titular do blog, depois de viver fugindo por medo de ser preso, Neto Costa se apadrinhou com uma influente vereador de São Luís e pediu ajuda para se livrar do processo. Assim, o parlamentar ludovicense estendeu a mão e moveu os ‘pauzinhos’ para barrar o andamento do processo.

Após conseguir a mão amiga, o atual presidente do parlamento Icatuense passou viver dias melhores, mas sempre com a iminência de ir parar na cadeia.

Atualmente o processo consta como tramitando e sua última movimentação foi em 9 de setembro de 2014.

Veja abaixo dados do processo: