Coletivista e pacificador. Essas são as duas principais características que definem o vereador e presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores – PT em São Luís- Honorato Fernandes. Após 15 dias ininterruptos de tratativas internas, o vereador já sinalizou que irá para o sacrífico, quanto ao projeto de reeleição e será o candidato a vice na chapa encabeçada pelo deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de São Luís – Rubens Jr(PCdoB).

A unificação das esquerdas e a possibilidade de alcançar um feito inédito, digo, assegurar o mandato de pelo menos dois representantes do PT no Parlamento Municipal, foram as duas principais razões para que Fernandes aceitasse abraçar o projeto. Até o momento, a tese de aliança com o partido comunista já detém o apoio de pelo menos 80% do diretório e tal posição deverá ser anunciada nos próximos dias, porém as tratativas continuarão acontecendo a fim de que esse percentual suba para quase 100%.

A tendência é que a plenária, marcada para o próximo dia 02 aconteça, apenas, para chancelar a posição da maioria. Em um curto espaço de tempo, por conta da capacidade de articulação de Fernandes e do grupo ao qual ele faz parte, Rubens recebeu declaração de apoio de diferentes correntes petistas e surpreendeu até mesmo alguns de seus críticos, alcançando, assim, o que todos imaginam ser impossível: pacificar as diferentes alas do partido em torno de seu nome para a disputa pelo comando do Palácio de La Ravardiére, sede da prefeitura da capital.

FERNANDES, O ESCOLHIDO:
A priori os nomes de vários filiados figuraram na lista de postulantes, tanto no contexto de candidatura própria quanto de aliança, entretanto, a pacificação em torno do nome de Honorato, deu-se por três razões: a força política dentro do Diretório, órgão deliberativo a quem caberá a escolha da tese para o processo eleitoral em 2020, a densidade eleitoral em São Luís, entre os nomes que até então eram cotados e, ainda, a formação de uma chapa de pré-candidatos a vereador mais sólida e extensa.

Reeleito até 2023 em um processo eleitoral para lá de conturbado, Fernandes realizou muito bem o dever de casa, garantindo a maioria tanto na Executiva quanto no Diretório Municipal. Nas pesquisas de intenção de voto, além de ser o filiado petista mais bem avaliado, Honorato apresenta baixa rejeição, razão pela qual acabou tendo o nome consolidado.

QUEM É ELE?
Analista de sistemas e especialista em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Honorato é o único representante na Câmara Municipal de São Luís. Ele é filho da assistente social e professora da UFMA – Ieda Batista, uma das fundadoras da sigla no Maranhão – e do agrônomo e também professor da Uema, Honorato Leite Fernandes.

Filho do meio do casal, Fernandes tem como irmãos o advogado e jornalista Antônio Fernandes (mais velho) e o também advogado Ney Fernandes (caçula), advogado bem-conceituado. Frutos do segundo casamento do pai com a delegada da Polícia Civil – Dayse Aparecida, o edil ainda possui como irmãos mais novos Marco Túlio, Virginia e Tathiane Leite Fernandes.

Pai do jovem economista Marcio Fernandes e da adolescente Rafaela Fernandes, o vereador é definido pelos familiares e amigos como sendo um típico ariano, regido por Marte e com o fogo como elemento, tendo como principais características a impaciência, impulsividade, intensidade, honestidade e lealdade.

TRAJETÓRIA POLÍTICA
Apesar do forte vínculo com o petismo desde os primeiros anos de vida por conta do ativismo político da mãe, o vereador só se filiou oficialmente ao partido em 2011. No ano seguinte, encarou o primeiro vestibular das urnas, elegendo-se vereador com 3.664 votos. Em 2016, experimentou um crescimento de quase 30% no eleitorado, uma vez que foi reeleito com 4.609 votos. Já em 2018, na disputa por uma das cadeiras no Legislativo Estadual, obteve mais de 5.600 votos, figurando como o filiado mais bem avaliado em São Luís.