Conselho Federal de Estatística revela dados assustadores em todo Brasil sobre institutos de pesquisa falsos que atuam em todo país, mas os dados são ainda mais alarmantes no Maranhão. Segundo o CONFE 92% dos institutos de pesquisa que atuam no Maranhão são clandestinos ou irregulares. Entenda a difença e veja os dados da pesquisa:

INSTITUTOS FALSOS – Não possuem qualquer tipo de registro comercial, não existem do ponto de vista da pessoa jurídica.

CLANDESTINOS – Possuem CNPJ, mas estão com impostos atrasados, não possuem alvará vigente e nem registro no Conselho Regional do Maranhão, sequer possuem estatístico.

IRREGULARES – Possuem documentação jurídica de constituição da empresa em dia, mas não possuem estatístico ou não estão registrados junto ao Conselho Regional.

Regulares – Apenas 3 institutos cumprem todos os requisitos exigidos por lei para realizarem pesquisa no Estado do Maranhão, ou seja, estão registrados na Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura e demais órgão públicos e possuem regirstro no Conselho Regional de Estatística e tem estatístico regular junto ao CONRE da região.

Pesquisa sobre Institutos de Pesquisa que atuam no Estado do Maranhão

O CONFE entrou em contato com 41 “Institutos” que estariam atuando no Estado do Maranhão, tomou conhecimento dos institutos por meio de denúncias, anúncios em blogs e outros meios de comunicação e consultando a sua base de dados. Todos os institutos que não constam em sua base de dados, ou seja, não estão regularmente registrados, o CONFE entrou em contato solicitando a contratação de uma pesquisa eleitoral, pedindo uma proposta formal, cópia do contrato e da documentação da empresa e do estatístico, muitos sequer responderam, outros tentaram convencer que a pesquisa não requer tais documentos, outros tentaram convencer que ficaria mais barato sem tantas exigências e ainda tiveram aqueles que enviaram documentos FALSOS que foram encaminhados/denunciados aos órgãos competentes, veja o resultado:

RECOMENDAÇÕES DO CONFE

Sempre que for contratar um Instituto de Pesquisa siga alguns passos:

  1. Exija que seja feito um contrato com o detalhamento do serviço que será realizado;
  2. Exija plano amostral, margem de erro e confiabilidade da pesquisa;
  3. Exija o CNPJ e Alvará de Funcionamento;
  4. Exija o nome e número de registro do estatístico do instituto;
  5. Com todos os dados na mão consulte as informações junto ao CONFE e Receita Federal;
  6. Sempre exija a Nota Fiscal do serviço realizado.

Consulte o CONFE sobre a legalidade do instituto de pesquisa que deseja contratar pelo site  http://www.confe.org.br/index.html ou pelos telefones (21) 2262-1709 / 2220-1058 (Fax) .

ou

Consulte o CONRE da 5a região Tel.: (71)3321-4129 / (71)3243-6086
Site: http://www.conre5.org.br/ E-mail:[email protected]