Depois de uma longa espera, está marcado para esta quarta-feira,21, o julgamento do processo de cassação da prefeita de Nova Olinda do Maranhão, Iracy Weba.

Apesar de seu marido, o ex-deputado e ficha suja Hemetério Weba garantir que sua mulher levará a melhor, a expectativa em Nova Olinda é de que a Corte Eleitoral decida pela cassação.

Em julho de 2017, Iracy Weba e seu vice foram cassados por um Juiz de primeiro grau por abuso de poder econômico e compra de votos.

De acordo com as denúncias do Ministério
Público Eleitoral -MPE, os acusados usavam uma empresa da filha, a Ultramed para realizar mutirão de saúde e distribuír remédios.

Depois de cassada e ser condenada a perda de seus direitos politicos por oito anos, Iracy Weba recorreu da decisão em primeiro grau e com isso continua à frente da prefeitura. Desde então, a população sofre com atraso de salários, falta de investimentos, em todas os setores, principalmente na saúde,  e grave problema no abastecimento de água.

Nos casos onde a compra de votos e o abuso de poder economico foram devidamente comprovados, o TRE costuma manter a decisão de primeiro grau, que é  pela cassação do mandato de Iracy Weba.