O município de Anajatuba (cidade a 137 quilômetros de São Luís) – completa 165 anos nesta segunda-feira (22).

Anajatuba foi uma aldeia de índios. Durante o período colonial, os silvícolas se afastaram, em razão das perseguições movidas pelos colonos que se fixaram na região a procura de lugares apropriados para criação de gado.

Em 1854, Anajatuba teve a sua categoria elevada, ocasião em que foi considerada vila e sede de município, desmembrada de Itapecuru-Mirim. Anajatuba foi suprimida no ano de 1933, onde seu território foi anexado ao município de Rosário, até 1935, quando se restabeleceu a sua autonomia.

Para celebrar essa data, Rodrigo Dutra deixa sua mensagem pelo aniversário de emancipação política do município.

‘’Neste dia 22 de Julho, a nossa cidade completa 165 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo Anajatubense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade.
Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Anajatuba melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Anajatuba mais justa e cidadã. É com orgulho de ser Anajatubense, de pertencer a esta cidade, que deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor.”