No mês das férias, o primeiro domingo de julho foi movimentado na Feirinha São Luís, onde foram iniciadas as atividades do programa Férias Culturais. A Feirinha São Luís e o Férias Culturais são programas de iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior que têm o objetivo de promover a revitalização do Centro Histórico de São Luís e somam-se a outros investimentos da gestão municipal como a reforma de espaços como o Complexo Deodoro e  a Praça Pedro II, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a criação do Museu da Gastronomia, entre outras ações de revitalização e reocupação do Centro Histórico da Capital que têm refletido de forma positiva em uma maior movimentação da área e no comércio da região com a abertura de novos negócios e a geração de emprego e renda. 

Neste ano, a programação do Férias Culturais teve início na Feirinha São Luís, no domingo (7). Com programação cultural gratuita, a feirinha vem, desde 2017, sendo realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), reunindo grande público na Praça Benedito Leite, de 7h às 15h, incentivando o escoamento da produção agrícola da cidade, unindo gastronomia, artes, literatura e atrações culturais com shows de artistas e bandas consagradas pelo públicos e também dando oportunidade aos novos talentos musicais.

“Os períodos de férias na Feirinha São Luís são especiais. O público aumenta, organizamos uma programação cultural ainda mais especial, que agrade a todos os públicos. A feirinha é contínua, com novidades e surpresas ao público a cada semana, sendo uma importante iniciativa dentro do programa de revitalização e reocupação do Centro Histórico”, destacou o prefeito Edivaldo.

O secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues frisou que a Feirinha São Luís gera emprego e renda para mais de 250 famílias, por onde já passaram cerca de um milhão de pessoas desde a primeira edição, movimentando um capital circulante em torno de R$ 35 milhões.

As atrações artísticas da edição de número 105 da Feirinha São Luís, realizada neste domingo (7), mostram toda a diversidade cultural que a ilha do amor une em um mesmo ambiente, como um público eclético, que vibra, canta e dança. Foram apresentações do Tambor de Crioula Brilho de São Benedito, Grupo de Capoeira Malícia da Ilha, os shows juninos de Emanuel de Jesus e Mix in Brazil, além do roots da Banda Soul Reggae. O evento receberá a programação do Férias Culturais durante todos os domingos de julho.

De Santa Inês, Paulo Rafael, mora há 10 anos em São Luís e esteve duas vezes na feirinha, dessa vez trouxe a esposa Ravana Guimarães e a cunhada, Rafaela Guimarães. Ele explica com empolgação sobre a felicidade que é estar na feirinha. “Aqui é sensacional, um lugar maravilhoso, para estar com a família e os amigos. Todo mundo que gosta e tem orgulho de São Luís deve participar deste domingo mágico. A feirinha engloba tanta coisa boa e já está no Centro Histórico, bom para aproveitar para conhecer lugares que fazem parte da história local, ganhando ainda mais enriquecimento cultural”, disse o servidor público.

FÉRIAS CULTURAIS

Com o objetivo de resgatar a memória e a rica história de São Luís, além de promover e valorizar o Centro Histórico com apresentações musicais e teatrais, ocorre já nessa quarta-feira (10), o Sarau Histórico, que também integra as atividades do programa Férias Culturais. O evento acontecerá a partir das 19h, no Complexo Deodoro e no dia 24 será realizado novamente.

O Passeio Serenata, será realizado nos dias 17 e 31 deste mês, com saída sempre às 19h da Praça Benedito Leite. Durante o Passeio Serenata, o público pode saber mais sobre os fatos que marcaram história da cidade, os principais nomes da literatura, da cultura e da política local. A concentração acontece na Praça Benedito Leite.

O Conheça São Luís acontece nos dias 11, 18 e 25 de julho, em meio às ruas do Centro Histórico, com personagens como Ana Jansen e Daniel de La Touche contando histórias da antiga São Luís, ressaltando as mudanças que a cidade já passou e tudo que ela preserva até os dias atuais – o objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer melhor a cidade, cada detalhe da nossa riqueza material e imaterial.

Já com o Roteiro Reggae, que será realizado no dia 16 de julho, o público é levado a conhecer o estilo musical que deu a São Luís o título de capital brasileira do reggae e Jamaica Brasileira. Pontos turísticos ou históricos que fazem referência ao reggae são o foco deste passeio. Durante o passeio, grupos de dança do ritmo acompanham os visitantes dando um clima diferenciado ao evento cultural.

As ações do Programa Férias Culturais incluem ainda apresentações do Grupo de Choro Regional Tira-Teima, no dia 12, às 18h, na Praça Pedro II; e do Bom Tom Jazz & Blues, no Complexo Deodoro, às 19h do dia 13.

INVESTIMENTOS

Além do Férias Culturais e da Feirinha São Luís, um conjunto de iniciativas da gestão municipal têm contribuído para a revitalização da área central de São Luís, a exemplo da reforma da Praça Pedro II e do Complexo Deodoro, que voltaram a ser cartão postal da cidade. Outras ações como a entrega do Museu da Gastronomia Maranhense, espaço idealizado para exaltar e valorizar a cultura gastronômica do estado e entregue há menos de um mês; e o investimento em serviços de limpeza, inclusive com novos equipamentos, também contribuem para reforçar o resgate dos espaços públicos do Centro de São Luís, área que recebe atualmente um dos mais amplos projetos de revitalização de logradouros públicos, prédios e monumentos históricos.