O Blog do Maldine Vieira recebeu informações que um dos alvos da operação realizada nesta segunda-feira (29) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) é cabo eleitoral e homem de confiança do deputado federal Júnior Lourenço (PR).

Trata-se de Lupércio Alves de Lima, morador de Matões do Norte-MA, cidade vizinha ao município de Miranda do Norte, e também reduto eleitoral de Lourenço.

Nas redes sociais, lupércio se apresenta como diretor presidente da empresa Classe A Empreendimentos, Comércio e Serviços.

Segundo apurou o blog, o ‘empresário’ é conhecido como laranja do deputado. Na prefeitura de Miranda do Norte por exemplo, a Classe A empreendimentos possui contratos que juntos somam mais de R$ 2 milhões.

Todos os contratos foram celebrados em 2018, ano político em que Júnior Lourenço foi eleito com expressiva votação de 117 mil votos, ficando entre os mais votados do estado.

Comentasse inclusive, que para obter tal façanha, o republicano teria gasto cerca de R$ 50 milhões.

Apesar de todos os fatos que ligam Lupércio à Junior Lourenço, o que levou o empresário a ser alvo da operação conjunta do GAECO, MPMA e SECCOR, foi sua atuação como lobista em prefeituras maranhenses.

Era ele quem conseguia empresas para realização de festas no período de carnaval, são joão, e aniversário de cidades.

“LUPERCIO, da cidade de Matões do Norte, e que atua indicando empresas para participar de processos licitatórios; Que LUPÉRCIO arruma empresas de vários lugares, inclusive de outros estados, sendo estas empresas laranjas e com sede em municípios que não usem notas eletrõnicas; Que somente no carnaval de 2016 LUPÉRCIO conseguiu empresas para as cidades de Santa Rita, Miranda do Norte, Matões, dentre outras” disse um empresário em depoimento ao Ministério Público.

Apesar de não ser citado no processo, todos esses fatos podem está diretamente ligados ao deputado federal Junior Lourenço, tudo porque, o parlamentar é alvo de outra investigação que apura a atuação de uma quadrilha de agiotagem no estado,(REVEJA)., sobretudo, através também da utilização de empresas de fachadas usadas para usurpar os cofres públicos.

A suspeita é que o empresário tinha o aval do deputado para atuar como lobista, e por isso teria carta branca em várias prefeituras.

Segundo apurou o blog, Lupércio foi conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos sobre os fatos até agora apurados nas investigações. O depoimento do empresário deve ser fundamental para descobrir quais caminhos tomaram o dinheiro desviado de cada prefeitura.

Publicações confirmam ligação com Junior Lourenço: