João Cordeiro Filho é apontado como integrante da quadrilha que saqueou os cofres da prefeitura de Carutapera-MA na gestão Amin Quemel.

João Cordeiro Filho é apontado como integrante da quadrilha que saqueou os cofres da prefeitura de Carutapera-MA na gestão Amin Quemel.

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação de improbidade administrativa na Justiça Federal contra o ex-prefeito de Carutapera-MA, Amin Barbosa Quemel, e o ex-candidato a prefeito, João Alves Cordeiro Filho, por irregularidades na aplicação de verbas destinadas à educação, saúde e Assistência Social do município.

O Inquérito civil instaurado pelo MPF, utilizou por base relatórios de Autoria Emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, referentes ao exercício financeiro de 2014, onde comprovam que teria havido licitação superfaturada de serviços e fraude nos certames.

Além do ex-prefeito, também são apontados como responsáveis pela aplicação irregular de recursos empresários e Candidato a Prefeito nas eleições de 2016, Sr. Cordeiro, proprietário da empresa Comercial Cordeiro.

Na ação, o MPF pede a condenação dos requeridos ao pagamento de cerca de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) de ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos.

O procurador da República Flauberth Martins autor da ação, chama a atenção para o fato dos certames serem direcionados as empresas investigadas, montagens em processos licitatórios, e o mais grave, a ausência de prestação/ comprovação da prestação dos serviços.

O que chamou atenção ainda mais foi que o empresário proprietário da empresa comercial Cordeiro, Cordeiro de Deus (PSDC), foi candidato apoiado pelo ex-prefeito Dr. Amin, também Réu na ação, demonstrando assim conluio na utilização indevida do recursos do município, demonstrando a existência de uma verdadeira quadrilha.