Hemetério deve usar a filha para tentar salvar uma cadeira no legislativo estadual.

Hemetério deve usar a filha para tentar salvar vaga no legislativo estadual.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) precisa explicar como a filha do deputado Hemetério Weba (PP) conseguiu registrar candidatura com suas certidões eleitorais emitidas e entregues fora do prazo legal estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, arquivos contendo certidões eleitorais e propostas de governo deveriam ser entregues à Justiça Eleitoral até as 19h do dia 15 de agosto.

No entanto, as certidões da médica Natassia Weba Mendes Silva foram emitidas somente no dia 16 de agosto às 11h.

Por coincidência do destino, ou não, a data da emissão ocorreu dois dias depois que o Procurador Regional Eleitoral (PRE) impugnou o pedido de registro de candidatura do seu pai.

Na semana passada, o blog já havia alertado que o patriarca da família Weba mandou a filha registrar candidatura para, caso não consiga uma liminar no STJ, apresente o nome dela à seus eleitores. (REVEJA)

Natassia concorre pelo Partido Verde (PV) – ex-partido do pai, com o numero 43111.

Veja abaixo:

Certidão 1.

Certidão 1.

Certidão 2.

Certidão 2.

Certidão 3.

Certidão 3.

Certidão 4.

Certidão 4.

OUTRO LADO

Procurada pelo titular do Blog do Maldine Vieira para falar sobre suas certidões eleitorais emitidas e entregues fora do prazo, Natassia Weba limitou-se apenas em dizer que não será candidata.

ENTENDA O CASO

No dia 9 de agosto, os ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram, por unanimidade, provimento a um agravo do deputado Hemetério Weba (PP) e confirmaram decisão da Justiça do Maranhão que o torna inelegível.

Os magistrados acompanharam voto do ministro Francisco Falcão, relator da matéria. Eles reformaram uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e suspenderam, por três anos, os direitos políticos do parlamentar (leia aqui o acórdão).

Weba foi originalmente condenado em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) em 2006, quando era prefeito de Nova Olinda do Maranhão, por não prestar contas à Câmara Municipal.

PRE IMPUGNA CANDIDATURA

O procurador regional eleitoral impugnou, no dia (14) de agosto, o pedido de registro de candidatura do deputado estadual Hemetério Weba (PP).

Na sua contestação, o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) anexou uma série de certidões e decisões judiciais comprovando que o parlamentar está inelegível. Uma condenação pelo TCU também integra a lista de impedimentos baixe aqui.