Wemetério Weba, Natassia Weba, e Yracy Weba.

Hemetério Weba, Natassia Weba, e Iracy Weba.

Considerado inelegível, o deputado Hemetério Weba (PP) mandou a filha registrar candidatura a deputada estadual para substitui-lo na disputa rumo à assembléia legislativa (AL-MA).

Natassia Weba Mendes da Silva é médica e concorre pelo Partido Verde (PV) – ex-partido do pai, com o numero 43111.

Apesar de saber que está fora do páreo, Hemetério faz campanha normalmente e ignora a decisão do STJ que confirmou sua inelegibilidade.

A tática usada pelo patriarca é apresentar o nome da filha de última hora aos eleitores, na intenção que os votos sejam transferidos.

ENTENDA O CASO

No dia 9 de agosto, os ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram, por unanimidade, provimento a um agravo do deputado Hemetério Weba (PP) e confirmaram decisão da Justiça do Maranhão que o torna inelegível.

Os magistrados acompanharam voto do ministro Francisco Falcão, relator da matéria. Eles reformaram uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e suspenderam, por três anos, os direitos políticos do parlamentar (leia aqui o acórdão).

Weba foi originalmente condenado em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) em 2006, quando era prefeito de Nova Olinda do Maranhão, por não prestar contas à Câmara Municipal.

PRE IMPUGNA CANDIDATURA

O procurador regional eleitoral impugnou, no dia (14) de agosto, o pedido de registro de candidatura do deputado estadual Hemetério Weba (PP).

Na sua contestação, o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) anexou uma série de certidões e decisões judiciais comprovando que o parlamentar está inelegível. Uma condenação pelo TCU também integra a lista de impedimentos baixe aqui.