TRE/MA mantém inelegibilidade de Ricardo Murad

TRE/MA mantém inelegibilidade de Ricardo Murad.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão manteve, nesta terça-feira 21, por ampla maioria, a inelegibilidade do ex-secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad (PRP), por abuso de poder político nas eleições de 2012.

Foram seis votos pela rejeição do recurso eleitoral de Murad, mantendo a decisão da juíza Josane Araújo Farias, titular da 8ª Zona Eleitoral, da cidade de Coroatá. O julgamento havia sido iniciado na semana passada, mas acabou suspenso após pedido de vista do juiz Itaércio Paulino da Silva. O placar já contabilizada três votos pela rejeição ao recurso do ex-secretário, contra apenas um a favor da reforma da decisão.

Ao concluir o julgamento, a Corte entendeu que, durante a gestão de Murad à frente da poderosa SES, ele utilizou o cargo para viabilizar convênios estatais para construção de poços artesianos em Coroatá em período eleitoral, quando a sua esposa, Teresa Murad, disputava o cargo de prefeita da cidade, consagrando-se, inclusive, vitoriosa nas urnas.

Com a decisão, Ricardo Murad fica inelegível por oito anos a partir de 2012, por isso a punição vale até as eleições de 2020.