Karlos Figueiredo dos Anjos e o pai desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos - presidente do TJMA.

Karlos Figueiredo dos Anjos e o pai desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos – presidente do TJMA.

O empresário e pré-candidato a deputado estadual Karlos Parabuçu Santos Figueiredo dos Anjos, conhecido como Pará Figueiredo – filho do presidente do TJMA, deve usar toda influência do pai para conseguir uma vaga no Legislativo Estadual nessas eleições.

Figueiredo, que até o ano passado era completamente desconhecido, começou se movimentar politicamente depois que seu pai foi eleito para comandar o Judiciário Maranhense.

Nas redes sociais, o empresário mostra força e já exibe até uma ‘Caravana’, com a Hashtag #somostodospará. A Caravana, assim como a da ex-governadora Roseana Sarney, deverá percorrer vários municípios maranhenses apresentando propostas e buscando apoio.

DO ANONIMATO AOS HOLOFOTES 

Durante a eleição para escolha do novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão – em Outubro de 2017, Figueiredo ganhou os holofotes após ser alvo de denuncias que apontavam para um suposto esquema de tráfico de influência no gabinete do seu pai, Desembargador José Joaquim dos Santos Figueiredo.

O QUE DIZIA AS DENÚNCIAS ?

De acordo com as denúncias, em fevereiro de 2015, José Joaquim arquivou um processo do ex-prefeito da cidade Raposa-MA, José Laci Oliveira, e dois meses depois, um posto de gasolina de propriedade de Pará Figueiredo foi contratado pela prefeitura, que na época, era administrada interinamente por Talita Laci – filha de José Laci.

Ainda segundo as denúncias, a prefeitura chegou efetuar pagamentos na ordem de R$ 140 mil à empresa em um único dia.

Um verdadeiro absurdo !

PODER E POLÍTICA

A política, como forma de atividade ou de práxis humana, está estreitamente ligada ao poder.

Para Aristóteles a distinção é baseada no interesse de quem se exerce o poder: o paterno se exerce pelo interesse dos filhos; o despótico, pelo interesse do senhor; o político, pelo interesse de quem governa e de quem é governado.

Levantado em consideração a concepção Aristotélica e as denúncias divulgadas pela imprensa local, José Joaquim dá claro sinais que não medirá esforços para que filho alcance uma cadeira na Assembléia Legislativa do Maranhão.

Em uma posição extramente estratégica, o presidente do TJ poderá usar toda sua influência para cooptar, mesmo que de maneira velada, vários prefeitos e ex-prefeitos – principalmente aqueles enrolados na Justiça, para apoiar a candidatura do filho.

PAIS E FILHOS

No Maranhão a relação de ‘Poder e Política’ e ‘Pais e Filhos’ já se tornou uma tradição. O movimento é sempre o mesmo: os ‘PAIS’ chegam em uma posição de extremo ‘PODER’ e logo em seguida querem dá um mandato ‘POLÍTICO’ aos ‘FILHOS’.

Em 2014, a política maranhense viu diante dos seus olhos o jovem Glalberth Nascimento Cutrim, filho do então Presidente do Tribunal de Contas (TCE-MA), Edmar Serra Cutrim, encabeçar a lista de eleitos como segundo deputado mais votado do Estado, com 85 mil votos, sem nunca ter concorrido qualquer pleito eleitoral.

Uns acreditaram que o motivo da expressiva votação aconteceu pelas propostas de campanha e carisma do jovem empresário, enquanto outros, acreditaram no uso da influência do pai, que na época, foi acusado de chantagear vários prefeitos em troca de apoio político à candidatura do filho.