O vice-prefeito de Bacabal, Florêncio Neto (PHS), assumiu na manhã desta segunda-feira (30) o comando da Prefeitura do Município.

Ele substituiu Zé Vieira (PP), afastado do cargo pelo presidente da Câmara de Vereadores, Edvan Brandão (PMDB), que declarou vago o posto na semana passada.

O ato de vacância do cargo foi expedido depois de o Superior Tribuna de Justiça (STJ) confirmar que o progressista está com os direitos políticos suspensos desde março do ano passado.

Ligação

Blog do Gilberto Léda apurou que antes de tomar posse, Florêncio Neto fez uma ligação ao senador João Alberto (PMDB). Aliado da maioria dos vereadores de Bacabal, o peemdebista garantiu sustentação política ao novo prefeito enquanto ele estiver no cargo.

TSE

Já condenado no STJ, Zé Vieira pode perder definitivamente o mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana que vem.

Está marcado para o dia 7 de novembro o julgamento de um recurso da coligação do deputado Roberto Costa (PMDB) – que disputou a eleição de 2016 contra o progressista.

A alegação do parlamentar é a de que, como estava condenado por improbidade desde o ano passado, Vieira sequer poderia ser candidato e o registro dele, portanto, era inválido.

Como o STJ confirmou o trânsito em julgado dessa decisão contra o prefeito eleito, é provável que o TSE entenda que ele sequer poderia ter registrado candidatura.

(Informações do Blog do Gilberto Léda)