Ex-prefeito Zemar Dutra vem "operando" na prefeitura de Santa luzia.

Ex-prefeito Zemar Dutra vem “operando” na prefeitura de Santa luzia.

A estreita relação entre o ex-prefeito de Santa Luzia-MA, Ilzemar Oliveira Dutra, o Zemar, e a atual prefeita França Macaquinho, começou render bons frutos logo nos primeiros meses de mandato.

De acordo com informações repassadas ao Blog do Maldine Vieira, Zemar vem sendo beneficiado com indicações de empresas para realização de serviços na administração municipal, como uma especie de prêmio pelo apoio incondicional dado a Macaquinho em 2016.

Uma dessas empresas é a P. S. D FORMIGA, de propriedade do primo de ex-prefeito. Documento obtidos com exclusividade pelo Blog, mostram que a empresa foi contratada no dia 3 de Março para realizar serviços de recuperação de estradas vicinais.

O valor global do contrato foi de R$  1.463.450,75 ( um milhão, quatrocentos e sessenta e três mil e quatrocentos e cinquenta reais e setenta e cinco centavos), com prazo de vigência de apenas 6 (seis) meses.

RESULTADO DE LICITAÇÕES NÃO É DIVULGADO

Em uma rápida pesquisa no Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA), foi possível observar que a prefeitura de Santa Luzia não costuma dar transparência as licitações do município.

Após quase 8 meses de administração, a prefeitura limitou-se em divulgar somente o resultado de vários certames referentes a locação de imóveis para funcionamento de anexos de unidade escolar e Secretárias.

Já as licitações como coleta de lixo, fornecimento de óleo lubrificante e gasolina, manutenção preventiva e corretiva do sistema da iluminação pública, material de expediente, aluguel de veículos, dentre outras, nunca sequer foram divulgadas.

RELAÇÕES PERIGOSAS

A estreita relação de França Macaquinho com o ex-prefeito pode ser considerada uma relação perigosíssima. Isso porque, o ex-gestor é conhecido pelos seus inúmeros processos. Atualmente, Zemar responde pelo menos 4 ações na Justiça Federal pelos crimes de responsabilidade fiscal, dano ao erário, improbidade administrativa, e de ordem tributária.

O ex-prefeito também já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estados do Maranhão (TCE-MA) por não prestar contas e foi obrigado a devolver R$ 730 mil aos cofres públicos. Ilzemar acarreta ainda,  uma condenação por ato de improbidade administrativa, que cassou seus direitos políticos por 8 anos.