Ex-prefeita Helena Pavão ao lado do irmão Luiz Raimundo Lobato.

Ex-prefeita Helena Pavão ao lado do irmão, Luiz Raimundo Lobato.

O Blog do Maldine Vieira vem realizando uma série de postagens denunciando um possível esquema de direcionamento de licitações na prefeitura de Santa Helena-MA, sob comando do contador Zezildo Almeida Junior. As beneficiárias são empresas diretamente ligada a ex-prefeita Helena Pavão.

Entre elas, estar a Construções e Comercio LUPA, de propriedade do empresário Luiz Raimundo Texeira Lobato – irmão da ex-prefeita. De acordo com levantamento realizado pelo blog, a Construtora abocanhou pelo menos R$ 3 milhões em contratos, em apenas sete meses. Deste montante, a prefeitura já pagou um total de R$ 1 milhão, referente a obras emergenciais realizadas no município.

Após várias postagens publicadas pelo Blog do Maldine Vieira nos últimos dias, (VEJA AQUI, AQUI, AQUI E AQUI), alguns leitores ficaram curiosos em saber quem seria o ‘famoso’ irmão de Helena Pavão, tido como “papa tudo” dos contratos na administração de Zezildo Almeida.

Atuando no ramo empresarial há mais de 20 anos, Luiz Raimundo Texeira Lobato é sócio-administrador de pelo menos duas empresas. A Primeira delas é a Luiz Raimundo Teixeira Lobato – ME, cujo nome fantasia é  L. R. T. Lobato Material de Construções, aberta em 1998 e localizada na cidade de Pinheiro-MA.

Em seguida, vem a Construções e Comércio LUPA, cujo nome fantasia é Construtora LUPA, fundada em 2007, sediada na Travessa Rio Branco, 05, Andar Altos, na cidade de Santa Helena-MA. Ainda conforme dados informados à Receita Federal, a empresa conta ainda com Maria Neves Mendes Lobato – mulher de Luiz Lobato, como sócio-administradora.

A atuação de Lobato no mercado empresarial sempre causou controvérsia entre seus concorrentes. Muitos suspeitam que o empresário seja beneficiado em várias licitações em municípios maranhenses, por ser cunhado do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Conselheiro João Jorge Jinking Pavão.

Em 2015, uma de suas empresas chegou a cair no olho do furacão de uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que investigava irregularidades na aplicação de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNAT) na prefeitura de Presidente Médici-MA. Segundo os auditores, veículos registrados em nome da empresa eram utilizados para justificar ‘despesas’.