Empresário Jacques Rychardson Ribeiro.

Empresário Jacques Rychardson Ribeiro.

O empresário Jacques Rychardson Ribeiro, proprietário de um posto de combustível da bandeira BR (Petrobras) localizado as margens da rodovia MA 322, pode ter pago propina para conseguir a concessão do terreno de 11,9 mil m² pertencente ao município de Cantanhede-MA.

O empresário que já atua no ramo de postos de combustíveis há alguns anos, teria negociado a concessão do terreno diretamente com o ex-prefeito da cidade, Zé Martinho, vulgo “Kabão”, para que pudesse construir o empreendimento as margem da rodovia por bem ou por mal.

Em dezembro de 2015, o ex-prefeito encaminhou ao MPMA uma escritura pública de constituição de concessão de uso de superfície em nome do empresário. O promotor Tiago Rohhr por sua vez, solicitou que o município enviasse as cópias da lei que autorizou a concessão e do respectivo processo licitatório.

Após a solicitação, foi apurado que o projeto de lei para autorizar a concessão do terreno havia sido apresentado, mas não tinha sido aprovado pela Câmara Municipal porque não continha o nome do beneficiário.

Foi apurado ainda, que por algum motivo, provavelmente envolvendo pagamento de propina, Zé Martinho passou por cima dos vereadores e concedeu o uso do direito real de uso do terreno público ao empresário. Além disso, o ex-prefeito disponibilizou máquinas doadas pelo Governo Federal por meio do PAC para acelerar a conclusão da obra privada.

Agora, após toda bomba estourar e o Ministério Público do Maranhão pedir a indisponibilidade dos bens de Zé Martinho e Jacques Rychardson, algumas perguntas ficaram soltas no ar.

Por que Zé Martinha cedeu maquinas do PAC para o empresário ? Por que o ex-prefeito passou por cima do legislativo para beneficiar uma única pessoa ? Por que arriscar um mandato ? Zé Martinho teria recebido uma boa propina para fazer tudo isso ? …Eis a questão !!!