Prefeitura apresenta para vereadores avanços na agricultura e abastecimento

Prefeitura apresenta para vereadores avanços na agricultura e abastecimento

A Prefeitura de São Luís apresentou, na Câmara Municipal de Vereadores, nesta sexta-feira (23), os avanços da gestão na pasta de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). A audiência pública discutiu sobre as condições de funcionamento das feiras e abatedouros, bem como a qualidade da produção e comercialização animal e vegetal em São Luís.

O vice-prefeito Julio Pinheiro destacou os avanços da Semapa. “Esse é um tema importante. O prefeito Edivaldo é extremamente solícito sobre essa demanda e preconiza o esforço da gestão para recuperação e qualidade dos mercados municipais. É necessário recorrentemente discutir tanto sobre abastecimento público, quanto abate de animais, pois as feiras e mercados atendem a demanda de toda a cidade, onde são estabelecidas relações econômicas diretas e indiretas, garantindo emprego e renda”, disse Pinheiro.

“Essa foi uma audiência pública de grande valia para a sociedade de São Luís. A iniciativa do vereador Pavão Filho foi muito importante para mostrar os avanços da gestão do prefeito Edivaldo em um setor que é tão necessário para a cidade e gera uma cadeia produtiva funcional de qualidade, em que todos os projetos e ações são pensados para o bem comum. E por orientação do prefeito Edivaldo, vamos avançar cada vez mais no setor econômico produtivo”, disse o secretário da Semapa Ivaldo Rodrigues.

Raimundo Costa, representante da Associação Gestora do Mercado da Praia Grande destacou o cuidado da gestão com os mercados e feiras da capital. “Essa audiência nos traz felicidade e boas expectativas quanto às melhorias já conquistadas nos mercados públicos e para os comerciantes. Vemos que há uma preocupação com a causa, que deve ainda gerar bons frutos”, observou Raimundo Costa.

OPERAÇÃO

Foi evidenciado ainda o trabalho da Semapa na campanha contra o abate clandestino de animais, que deflagrou a operação “Carne Legal”, com a demolição e interdição de três abatedouros clandestinos, além da apreensão de 32 animais suínos.

O vereador Pavão Filho acredita que a qualidade de vida pode ser alcançada também por meio da boa alimentação. “A Prefeitura, por meio da Semapa, hoje nos traz esperança com um debate fundamental. Nossa produção de alimentos na capital é muito rica, os alimentos são comercializados e inspecionados, o debate foi positivo e supriu as expectativas”, afirmou o vereador.

“A audiência é fundamental, pois traz ao debate o que já temos de avanços de melhorias e as causas de pontos que podem ser ainda melhorados, para que possamos encontrar soluções em conjunto e desenvolver o que é proposto”, atestou Clelson Silva, representante do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís.

Foram apresentadas ainda ações como a execução do plano de dedetização e controle de pragas em mercados municipais neste semestre, além do recadastramento de permissionários, o trabalho de disciplinamento no entorno dos mercados públicos e a implantação do projeto Feirinha São Luís.

O secretário Ivaldo Rodrigues destacou que, por meio da Superintendência de Comercialização da Semapa, foram mapeados e cadastrados todos os 430 pequenos produtores agrícolas familiares, que terão maior facilidade de escoamento em suas produções rurais.