Mais uma vítima do conflito entre índios e fazendeiros ocorrido no último dia 30 de abril, no povoado Bahias, na cidade de Viana (MA), localizado a 220 km de São Luís, foi internada na capital.

Um homem, que não é indígena, identificado como Domingos Gomes Rabelo, de 60 anos, foi internado na sexta-feira (5), no Hospital Carlos Macieira (HCM). Pelo menos 10 pessoas, entre indígenas e fazendeiros, ficaram feridas durante o conflito provocado por disputa de terras.

Segundo a nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgada neste sábado (6), Domingos apresenta ferimentos por arma de fogo em cotovelo, punho, mão e joelho direitos, além de uma fratura na mão direita.

Ainda de acordo com a nota da SES, ele está sendo medicado com antibióticos e aguarda o resultado de exames para que os médicos possam definir o tratamento mais adequado a ser aplicado nele. O quadro de saúde de Domingos Gomes Rabelo é considerado estável.

Leia a íntegra da nota abaixo:

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa os quadros de saúde dos três índios gamelas internados no Hospital Dr. Tarquínio Lopes Filho e do paciente não indígena envolvido no conflito no município de Viana e internado no Hospital Carlos Macieira (HCM): O paciente José André Ribeiro apresenta quadro estável. Ele teve o dreno torácico retirado e alta da Neurologia para acompanhamento ambulatorial. Alta médica prevista em até 48h. Aldeli de Jesus Ribeiro, de acordo com avaliação médica, apresenta quadro estável. Paciente inicia preparo pré-operatório. Intervenção cirúrgica agendada para a próxima terça-feira (9). José de Ribamar Mendes apresenta-se estável, em fase final do cumprimento do protocolo de antibioticoterapia. Paciente inicia preparo e fase de exames pré-operatórios para ser submetido a procedimento cirúrgico na próxima semana. O paciente não indígena Domingos Gomes Rabelo, de 60 anos, também envolvido no conflito em Viana no último dia 30, teve internação confirmada nesta sexta-feira (5) no Hospital Carlos Macieira (HCM). Paciente apresenta ferimentos por arma de fogo em cotovelo, punho, mão e joelho direitos. Apresenta fratura na mão direita. Paciente aguarda resultado de exames para definição de plano terapêutico que tratará lesões. Segue em protocolo de antibioticoterapia para profilaxia de infecções”.

G1;MA