Projeto de lei apresentado por Wellington do Curso veta apreensão de veículos por débito de IPVA

Deputado Wellington do Curso.

Deputado Wellington do Curso.

Já está em tramitação na Assembleia Legislativa do Maranhão, Projeto de Lei 099/2017, de autoria do deputado estadual Wellington do Curso, que veta o recolhimento ou apreensão de veículo em todo o território estadual, por identificação de não pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O projeto, protocolado junto à Mesa Diretora da Casa será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Legislativo, para somente em seguida ser submeti ao Plenário.

Na sessão de ontem, Wellington utilizou a tribuna da Casa para fazer a defesa do projeto, que segundo ele, assegura direito que está disposto na Constituição Federal.

“O IPV pode ser definido como tributo sobre a propriedade de veículos, sujeitos ao registro e licenciamento. Tem previsão constitucional, todos nós sabemos disso, e é cobrado anualmente pela receita estadual. No entanto, essa conduta é arbitrária, é ilegal, pois tem o intuito coercitivo da cobrança do imposto, do tributo. O que nós estamos apresentando, nesta Casa, é o Projeto de Lei 099 que na verdade é a atenção e o apoio aos motoristas, à população. Não estamos dizendo que eles vão ficar como devedores de forma ilegal. Não. Só estamos dizendo que o proprietário de veículo não pode ser penalizado com a retirada do seu bem, com a retirada do seu veículo”, disse.

Ele embasou o seu projeto de lei na Constituição Federal e assegurou que em outros estados, projetos semelhantes já foram aprovados.

“Assim a Constituição Federal determina, no seu artigo 150, IV, que sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte é vedado à União, aos Estados e ao Distrito Federal e aos municípios utilizar tributo com efeito de confisco. Não pode se utilizar a cobrança do IPVA, para confiscar o bem. É uma medida arbitrária”, completou.

Ele fez um apelo para que a matéria seja aprovada no Legislativo e afirmou que o Estado pode adotar outras medidas, legais, para garantir o recebimento do IPVA. Uma das medidas, segundo ele, é a aplicação de multas e inclusão do contribuinte na dívida ativa e em cadastros de proteção ao crédito.

 O Estado do MA

Anteriores

Edivaldo confirma Rommeo Amin na Secretaria de Desportos e Lazer

Próximo

MPF pediu demarcação de terras do povo Gamela em 2016

  1. Luiz Emanoel

    O deputado Wellington, esta de parabéns, essa arbitrariedade e constrangimento a proprietário de veículos tem que acabar, ninguém irá ficar lesado, nem os proprietários e nem o Estado, é so aplicar as multas quando o veículo estiver atrasado, evita também a propina para policiais. Lute por isso deputado Wellington.

  2. Marcio A.S. Morgado

    Sim eu acho isso valido, pq vc tem seu bem q vc pagou com tanto sacrifício e depois o governo se apropriar do seu bem q vc pagou! Essa ele é muito boa tem meu volto. Eu só um taxista não pago o IPVA mais eu cho bom essa lei do deputado Wellington!

  3. Arilson

    Mais uma forma de jeitinho brasileiro, agora oficial, compre um bode deputado. Oficializar o calote, esses são nossos representantes, uma droga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén