A Prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Educação deu início no ultimo dia 01, ao ano letivo 2017 para mais de 23 mil alunos, que estudam em 103 unidades de ensino da rede de ensino. Do quantitativo geral de escolas, seis creches e duas unidades do Liceu Ribamarense funcionam em tempo integral.

Na ocasião, a secretária municipal de educação, Carla Veras, deu as boas vindas e ressaltou o planejamento emergencial feito para garantir o início das aulas. Ela destacou como metas, a oferta digna da merenda escolar, capacitação para os professores, aumento nos resultados do 5º e 9º ano no IDEB, alfabetização de 92% dos alunos dos primeiros anos e organização das creches com a metodologia montessoriano como forma de estimular potencialidades sensório-motoras dos alunos.

“É determinação do prefeito Luis Fernando que nossas crianças e professores tenham acesso digno ao retorno das atividades escolares. Para isso montamos uma força tarefa que garantisse estrutura física adequada, capacitação aos professores e principalmente uma merenda escolar que atendesse aos padrões nutricionais indicados a cada uma das etapas do ensino oferecido na rede municipal”, detalhou.

Para 2017, também está prevista a retomada das obras da terceira escola em tempo integral, o Liceu Ribamarense III. Apesar do terreno e recursos deixados ainda na gestão do prefeito Luis Fernando, a obra iniciada foi abandonada, dificultando o acesso de novos alunos a rede municipal de ensino.

Merenda Escolar

Diariamente são oferecidas três refeições para os alunos das escolas e creches em tempo integral totalizando mais de 5 mil refeições por dia. Já para os alunos regulares são ofertados mais de 41 mil refeições diárias. No cardápio preparado com acompanhamento de nutricionistas, dieta balanceada contendo soja, proteínas, legumes, verduras além de frutas e sucos que totalizam mais de 90 mil toneladas em alimentos.

Calendário

Para o ano de 2017, o calendário escolar assegura o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que determina 200 dias letivos e 800 horas de efetivo trabalho escolar. Até o dia 22 de dezembro, as atividades pedagógicas serão desenvolvidas nas 106 escolas dos 06 polos de ensino. Além dos 30 dias de férias no mês de julho, conforme estabelece a legislação, os profissionais da rede municipal de Educação participam de planejamentos mensais ao longo do ano e têm garantidos 15 dias de recesso ao final do ano.