A eleição para o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) para o biênio 2020-2022 tem previsão para ocorrer somente no dia 18 de dezembro de 2019. Mas a votação que elegeu ontem o atual presidente da Corte de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, para integrar o Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2020/2022, antecipou aquilo que nenhum analista politico ainda havia previsto: a rejeição cada vez mais crescente à desembargadora Nelma Sarney que poderá resultar em numa nova expressiva derrota, caso ela decida disputar novamente o comando do Poder Judiciário maranhense.

O pleito de ontem serviu para avaliar quem tem rejeição e força entre seus colegas, mas também foi uma espécie de prenúncio de derrota. Por 17 votos a 11, JJ, como é mais conhecido entre seus pares, bateu a desembargadora Ângela Salazar, que tinha o apoio declarado do grupo da desembargadora Nelma Sarney, na disputa. Apenas dois membros do TJ-MA, que estão viajando, não votaram.

Para aliviar o desgaste interno da cunhada do ex-presidente José Sarney naquele Poder, aliados dela na imprensa tentam destoar o vexame induzindo os internautas/leitores ao equivoco. A enfadonha e medíocre alegação é de que a eleição de José Joaquim Figueiredo dos Anjos para o TRE perdeu força com a votação de Ângela Salazar, cuja candidatura evidenciou divisão no TJ.

No entanto, o que eles não querem entender é que os sintomas dessa divisão tem uma tendência de prejudicar o grupo da Nelma e não ao contrário.

Com a decisão do desembargador Marcelo Carvalho de não concorrer à presidência, a disputa se dará entre os desembargadores Lourival Serejo e a cunhada do ex-presidente Sarney, que já sofreu uma derrota para o próprio JJ. 

O placar acachapante de ontem serviu para provar apenas uma coisa: o peso do prestígio que o atual presidente da Corte possui entre seus pares.

Usar o argumento de que ‘mais é menos’ ou que ‘meia dúzia não é seis’ evidencia apenas que os aliados de Nelma estão pressentindo mais uma derrota, que pode ser a terceira em menos de três anos.