A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) prendeu nesta quinta-feira (17) no km 14, da BR-135 em São Luís, Francisco Alves da Silva apontado como líder de um esquema de fraude milionária contra o INSS no Maranhão e Piauí. Ele havia sido preso na operação ‘Grande Família’ deflagrada pela Polícia Federal em maio deste ano e estava foragido da Justiça do Piauí. 

Francisco Alves foi abordado após policiais da PRF-MA terem sido avisados por agentes da Polícia Civil do Piauí de que ele estava a caminho de São Luís. Contra ele, existem dois mandados de prisão pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, corrupção ativa e assalto qualificado. 

De acordo com a PRF, ele foi solto após a operação da PF e teve a prisão preventiva decretada em setembro. Após a prisão, ele foi encaminhado ao 12º Delegacia de Polícia Civil, localizado na zona rural de São Luís. 

Esquema de fraudes no INSS

De acordo com a Polícia Federal, os estelionatários falsificavam documentos que de beneficiários que já haviam falecido. Em seguida, servidores do INSS, que também faziam parte do esquema, transferiam os benefícios do Maranhão para o Piauí. Segundo a PF, 639 benefícios foram fraudados durante o esquema.