O município de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, deixou, há tempos, de ser referência administrativa para o Maranhão e tornou-se uma espécie de negócio entre famílias abastadas.

Prova disso foi a revelação feita, esta semana, pelo Blog Maramais, que denunciou um caso escabroso envolvendo o atual prefeito Eudes Sampaio (PTB) e o ex-prefeito Luis Fernando Moura da Silva (sem partido).

Eudes assumiu o comando da cidade do Santo Padroeiro em março, após Luis Fernando renunciar ao cargo de prefeito pela segunda vez (reveja e reveja) devido a pressão dos ribamarenses, que não aguentavam mais conviver com uma gestão ineficaz, autoritária e perseguidora.

Hoje, o ex-aliado da família Sarney está abrigado no governo Flávio Dino, onde dirige a apagada Secretaria de Estado de Programas Especiais.

De acordo com a publicação do Maramais, Sampaio autorizou a contratação, sem processo licitatório, da empresa LF Consultoria e Serviços LTDA para prestar ao município serviços de planejamento, elaboração de orçamento público e execução e controle.

Criada em 2014, a consultoria – que também opera com pesquisas de mercado e de opinião pública; gestão e administração da propriedade imobiliária; e até estacionamento de veículos – pertencia ao próprio Luis Fernando. No entanto, hoje tem como sócios os filhos do ex-prefeito, quais sejam o médico Luis Fernando Moura da Silva Júnior e a odontóloga Fernanda Gasparinho Moura da Silva.

Consultoria tem como sócios filhos do ex-prefeito e genro de Sampaio…

…e já faturou, até o momento, mais de R$ 22 mil dos cofres públicos.

A empresa, cuja sede está localizada no bairro do Renascença, em São Luís, também tem como sócio o advogado Carlos Vinicius Lauand Franco, que é casado com uma das filhas de Eudes Sampaio.

Segundo o próprio Portal da Transparência da Prefeitura, a LF Consultoria já faturou dos cofres públicos ribamarenses, somente em julho e este mês, mais de 22 mil.

Curso preparatório – O ex-prefeito e hoje aliado do comunista Flávio Dino, segundo uma nova publicação do Maramais (veja aqui), resolveu enveredar no campo de cursos preparatórios para concursos públicos.

Criou a empresa Instituto LF, também localizada no Renascença, no mesmo prédio onde funciona a empresa dos filhos.