Os vereadores Marcial Lima (PRTB), Chico Carvalho (PSL) e Marquinhos (DEM) repudiaram nesta terça-feira (21), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de São Luís, o que eles classificaram de oportunismo praticado pelo deputado estadual Duarte Júnior (PC do B) referente à Feirinha do Vinhais.

Ocorre o seguinte: a desinterdição do espaço onde funciona a Feirinha aconteceu há duas semanas – o que permitiu que os comerciantes voltassem a trabalhar no terreno até o julgamento do mérito – por determinação do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que deferiu ações populares interpostas por Marcial Lima e pelos vereadores César Bombeiro (PSD) e Pavão Filho (PDT).

A Câmara de São Luís, vale destacar, trabalhou pela resolução da problemática desde o mês de maio, quando ocorreu uma primeira reunião entre os parlamentares, que integraram uma comissão instituída pelo presidente da Casa, Osmar Filho (PDT), e o magistrado.

Curiosamente, depois que o problema foi resolvido graças à intervenção do Parlamento Municipal, Duarte Júnior convocou para hoje uma audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar sobre o tema.

“Não podemos admitir este tipo de oportunismo. Esta Casa teve papel preponderante na resolução deste problema que, felizmente, devolveu aos feirantes o direito de trabalharem no terreno que havia sido interditado”, comentou Chico Carvalho.

Para Marcial Lima, pode-se até considerar importante uma iniciativa que vise tratar sobre a Feirinha.
No entanto, não ressaltar o trabalho realizado pela Câmara Municipal é, no mínimo, um ato deselegante.

Ele lembrou que a primeira audiência de conciliação entre as partes envolvidas será realizada no próximo dia 24 na Vara de Interesses Difusos.
Marquinhos também repudiou o oportunismo do deputado estadual. “É preocupante este tipo de desrespeito para com esta Casa que, graças aos seus membros, conseguiu encontrar uma solução concreta que beneficiou os feirantes”.