O deputado estadual Roberto Costa (MDB) participou da inauguração do Castramóvel da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na manhã deste sábado (13), no Colégio São José Operária, em São Luís. O Castramóvel é fruto de emenda do deputado federal Victor Mendes (MDB), em 2018.

Marcaram presença na inauguração o deputado federal Victor Mendes (MDB) que destinou a emenda para a compra do Castramóvel da Uema e o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) que também tem lutado na Assembleia Legislativa em defesa dos animais.

Na oportunidade, o deputado Roberto Costa parabenizou Victor Mendes pelo Castramóvel e destacou sua luta em defesa dos animais na Assembleia.

“A nossa defesa já é antiga. Somos autores da Lei Estadual 10.169/14 que protege os animais. Sabemos que os animais são indefesos, logo, precisam da nossa proteção. Quero parabenizar Victor Mendes que conquistou esse grande benefício para os maranhenses, o Castramóvel terá uma grande importância para todos os alunos e professores da Uema, bem como a todos os amantes dos animais. Até por que o Castramóvel tem inúmeros serviços que, além dos animais, vai servir para a questão da saúde pública, quanto a diminuição da proliferação de doenças transmitidas por eles”, disse Roberto Costa.

“Essa demanda do Castramóvel não é minha, é da sociedade civil organizada, das associações em Defesa dos Animais, dos alunos e da própria população maranhense. Fizemos o nosso papel, destinamos emenda e compramos o Castramóvel, agora, está sendo entregue à Uema. Me sinto honrado pelo convite e agradecido ao deputado estadual Roberto Costa que também tem lutado em defesa dos Animais na Assembleia Legislativa. Hoje, me sinto  com dever cumprido”, disse Victor Mendes.

O parlamentar ainda destacou que irá levar a ação do Castramóvel para outras cidades.

‘O Castramóvel não é exclusivo de São Luís. Nós iremos levar para Bacabal, região metropolitana de São Luís e outros municípios que carecem desses serviços”, concluiu Roberto Costa.

O Castramóvel oferece castração de machos, pré-agendamento das fêmeas, vacinação contra raiva e orientação médico veterinário.