O diálogo e parcerias permanentes entre a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, FAMEM, e o Governo do Estado foram ratificadas durante encontro nesta quinta-feira (14), na sede da entidade, entre o secretário de Estado de Comunicação e Articulação Política, Rodrigo Lago, e o presidente Erlanio Xavier, com participação da diretoria da entidade e vários prefeitos.

“Essa parceria entre prefeito e governo é muito importante. Entendemos que estamos vivenciando mudanças no nosso estado e o governador Flávio Dino tem demonstrado uma nova forma de fazer política. Podemos afirmar que o governador tem se mostrado muito sensível com a situação dos municípios”, destacou o presidente Erlanio Xavier.

Participaram do encontro com o secretário Rodrigo Lago os prefeitos Erick Costa (Barra do Corda), vice-presidente da FAMEM, Sidrack (Morros), André Dourado (Carutapera), José Igor (São Bernardo), Dulcinha (Satubinha), Professora Rosinha (Cururupu), Dario Sampaio (Senador La Roque), Costinha (Olinda Nova), Almeida (Igarapé do Meio), Antonio Filho (Junco do Maranhão) e Dr. Erivelton (Carolina).

O secretário Rodrigo Lago se dispôs a manter agenda permanentemente aberta, sem bloqueio de nenhuma natureza política, para dialogar com os 217 prefeitos maranhenses, e reservar espaço privilegiado para a FAMEM, com objetivo de atender às demandas mais urgentes e pontuais.

Rodrigo Lago enfatizou para o presidente Erlanio Xavier a expectativa de se confirmar a intenção do Governo Federal, expressada pelo ministro Paulo Guedes, em ser menos Brasília e mais Brasil, norteada pela transferência justa de recursos aos municípios. “Ainda não vimos nada de concreto. Mas, estamos aguardando que esta inversão ocorra”, frisou.

No encontro, Erlanio Xavier expôs avanços em setores essenciais da administração municipal, como da agricultura familiar e infraestrutura, em que os prefeitos maranhenses vêm contando com a parceria do Governo do Estado para obter resolutividade.  “Hoje os municípios contam com várias parcerias que nos permitem avançar. É de grande importância para a situação de crise em que estão vivendo os municípios”, destacou o presidente da FAMEM.

Lago destacou o apoio que o governo do estado tem dado a algumas ações que são de competência dos municípios, como da infraestrutura viárias das zonas urbanas dos municípios. “Tem muita coisa que o governo do estado não pode fazer, pois não interferimos na economia nacional. Temos então que conviver com o que temos. O governador fez uma opção desde o primeiro instante do mandado em equilibrar as parcerias dentro das possibilidades financeiras”, afirmou o secretário de Estado de Comunicação e Articulação Política.