A campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que tem como objetivo conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos, é uma das ações da Prefeitura presente na Feirinha São Luís que acontece todos os domingos na Praça Benedito Leite, das 7h às 15h. A campanha de educação ambiental, desenvolvida por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, alcançou em 2018 mais de 16 mil pessoas entre estudantes da rede municipal e moradores de diversos bairros da capital. Ao levar a ação para a Feirinha, a Prefeitura amplia o alcance da ação uma vez que pelo local passam milhares de pessoas todos os domingos interessadas em adquirir produtos da agricultura familiar, do artesanato e ainda saborear pratos da culinária local e se divertir com a programação cultural. 

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que a Feirinha São Luís, programa que levou o prefeito Edivaldo a vencer a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018,  é um importante espaço de mobilização social por causa do grande público. “Por isso, é importante a presença do Cidadão Limpeza Cidade Beleza. Uma das metas da campanha para 2019 é ampliar a presença dele pela cidade para que ele tenha contato com o maior número possível de cidadãos, levando dicas de sustentabilidade, preservação ambiental e de cuidado com a limpeza urbana. A Feirinha São Luís é um espaço qualificado para esta ação”, disse.

Todo domingo o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estará no local conversando com os frequentadores da Feirinha sobre a importância de manter o local limpo. Em sua intervenção no palco, o Cidadão Limpeza fala sobre descarte ambientalmente adequado, coleta seletiva, reciclagem e incentivará o uso dos Ecopontos, além de dar dicas de atitudes sustentáveis que podem ser adotadas pelos frequentadores durante sua permanência na Feirinha.

Na opinião do secretário de Relações Parlamentares, um dos idealizadores e coordenador da Feirinha São Luís, Ivaldo Rodrigues, a ação de educação ambiental na Feirinha São Luís vai melhorar ainda mais a qualidade do espaço e dos serviços prestados durante a programação. “Todos os domingos recebemos milhares de pessoas que vem prestigiar nossas atrações culturais, nossa culinária e artesanato. O incentivo à sustentabilidade, que já é um compromisso desde o início da Feirinha, vai ampliar as políticas que já realizamos aqui”, destacou.

ESQUEMA DE LIMPEZA

Além da campanha permanente de educação ambiental voltada para a limpeza urbana, a Feirinha São Luís conta com um esquema especial de limpeza. Aos sábados é feita a lavagem da Praça Benedito Leite, que agora será feita com a máquina de lavagem hidrotérmica, que garante uma limpeza mais profunda e a remoção de todos os resíduos que acabam impregnados no piso do local, melhorando o aspecto urbano da praça.

Aos domingos a Feirinha conta com 30 toneis para que os frequentadores possam fazer o descarte adequado do seu resíduo. Além disso, equipes de varrição trabalham durante todo o evento para fazer a coleta dos tonéis do lixo descartado nos toneis. Na segunda, a lavagem da Benedito Leite é refeita já preparando o espaço para a Feirinha do domingo seguinte.