Um idoso identificado como Sidney Ferreira, de 74 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após ter caído, de acordo com familiares, morreu na madrugada desta segunda-feira (17) no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís, depois que não conseguiu uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar.

Segundo os familiares do idoso, ele estava internado no local na ala da enfermaria desde a última quinta-feira (13) e estava à espera de uma vaga na UTI do Socorrão I devido à gravidade do seu problema.

SUPERLOTAÇÃO

Na última quinta (13) uma equipe de reportagem da TV Mirante registrou a superlotação no Socorrão I. Na ocasião um paciente chegou a ser flagrado deitado no chão do hospital por conta da falta de espaço para alojar todos os doentes.

O hospital não possui vagas o suficiente de enfermarias para atender a grande demanda de pacientes no Socorrão I, que é considerado o maior hospital de urgência e emergência da região central da capital.

Sobre a superlotação no hospital, o secretário de Saúde do Município, Lula Fylho, disse que o local funciona em sistema de rede e quando algum fator não está funcionando o hospital acaba sendo afetado. “Quando a gente vê um corredor de Socorrão, seja o Socorrão I ou o Socorrão , lotado a gente tem que entender que ali é consequência de algo que não está funcionando em uma rede. A saúde pública funciona como rede e se qualquer ponto desta rede der problema vai cair sobre os hospitais”.

G1;MA